O Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano, reacenderá e reviverá hoje a maior rivalidade do futebol brasileiro, tendo frente a frente paulistas e cariocas. A partir das 21h (com transmissão do SporTV), as seleções de cada Estado revivem principalmente os frequentes duelos até a década de 1960, quando lotavam Maracanã (que inclusive foi inaugurado num confronto de bandeirantes e fluminenses, com a derrota dos locais por 3 a 1) e Pacaembu. O embate de hoje é válido pela Copa Inovação.
\"A ideia começou com o intuito de resgatar os grandes clássicos que o futebol brasileiro tinha no passado, com ícones, e já vemos que este criou um clima de rivalidade. Alguns torcedores cariocas, por exemplo, alegaram que a Seleção Paulista está mais forte, ou a cada nome confirmado por uma seleção a outra corria para acertar com outro. Enfim, é algo sadio\", diz o organizador do evento, César Aggarelli.
Se no passado nomes como Pelé, Didi, Castilho e Gilmar dos Santos Neves participavam da festa, hoje a atração ficará por conta do jovem promissor Neymar, do ex-andreense Bruno César, Elano, Dentinho e Elias do lado paulista. Já defendendo a camisa carioca, Carlos Alberto. Léo Moura e o ex-são-caetanense Somália são os principais nomes. Além disso, cinco campeõs brasileiros pelo Fluminense no domingo confirmaram presença, entre eles Rafael, Leandro Euzébio e Tartá. Mas surpresas podem surgir.
A baixa, no entanto, fica por conta de Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras que comandaria a Seleção Paulista. Com compromissos em Portugal, o pentacampeão teve de deixar o posto e Vágner Mancini, que comandou o Guarani no último Brasileirão, assume. Do outro lado, Zico estará à frente dos cariocas.
Para fazer jus ao nome Copa Inovação, alguns diferenciais serão testados pelos organizadores no decorrer do jogo, como o cartão azul, que exclui por dez minutos o jogador da partida, ou o televisor disponível ao quarto árbitro para resolver lances polêmicos. \"As pessoas condenam testar tendências e tecnologias, mas se não colocar em prática não tem como observar. Então um dos nossos objetivos é fazer da competição um laboratório com o propósito de contribuir ao futebol\", afirma Agarelli.
O responsável pelo apito na partida de hoje será Sálvio Spínola Fagundes Filho.
Escalações
Compõem a Seleção Paulista: Paulinho, Dentinho, Bruno César, Leandro Castán e Ralf (Corinthians), Casimiro e Diogo (São Paulo), Neymar e Elano (Santos), Baiano e Mazola (Guarani) Paulo César (Prudente), Wilson (Sport), Juninho Paulista (cartola do Ituano), Elias (Atl. de Madri), Anderson (ex-Corinthians), Marco Aurélio (ex-São Caetano) e Fábio Costa (Atlético-MG).
Defendem os cariocas: Rafael, Leandro Euzébio, David, Fernando Bob e Tartá (Fluminense), Leonardo Moura, Toró, Vinícius e Diogo Maurício (Flamengo), Carlos Alberto, Fagner e Dedé (Vasco), Jóbson, Antonio Carlos, Somália, Marcelo Cordeiro e Alessandro (Botafogo) e Somália (Duque de Caxias).