Clube

Conheça Orlando Peçanha, um dos maiores zagueiros da história do Vasco



Nome: Orlando Peçanha de Carvalho

Data e local de nascimento: 20 de setembro de 1935, no Rio de Janeiro

Clubes: Vasco, Boca Juniors e Santos de 1965 a 1967.

Títulos: Carioca (1956 e 58), argentino (1962 e 64), paulista (1965 e 67), Taça Brasil (1965) e Copa do Mundo, pela Seleção 1958

Orlando foi um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro, pela sua aplicação, seriedade, força física e pela incrível capacidade de antecipar o pensamento dos adversários. Como poucos, ele adivinhava a jogada que o atacante faria para tentar ultrapassá-lo. Tinha o tempo certo para dar o bote e, quando não conseguia na técnica, usava sua excelente condição física e roubava a bola na força. Formou uma inesquecível zaga de área com Bellini, no Vasco e na Seleção.

Começou sua carreira nos juvenis do Vasco e em 1954 foi promovido ao elenco principal. Em São Januário conquistou os campeonatos cariocas de 1956 e 1958. Em 1960, Orlando Peçanha foi vendido ao Boca Juniors, que já tinha em seu elenco craques brasileiros como Almir, Dino Sani, Maurinho e Paulinho Valentim. No Boca, tornou-se rapidamente um ídolo da torcida. Lá, foi campeão argentino em 1962 e 64. Em 1965, retornou ao futebol brasileiro para jogar no Santos. No clube da Vila Belmiro também foi campeão paulista nos anos de 1965 e 1967.

Na seleção Brasileira, Orlando foi campeão mundial em 1958. No ano seguinte, foi vice-campeão sul-americano, quando o Brasil terminou a campanha invicto, perdendo o título com um empate na partida final contra a Argentina. Orlando não disputou a Copa de 1962, pois estava atuando no exterior e seu futebol era pouco divulgado no Brasil. Em 1966, voltaria a ser convocado e a disputar um Mundial. Mas já estava em final de carreira e não apresentava mais o vigor físico que fazia dele uma verdadeira muralha para os atacantes adversários. Quando encerrou sua carreira como jogador, tentou se firmar como técnico. Chegou a treinar algumas equipes, mas terminou não dando certo e preferiu parar.

Fonte: Jornal dos Sports
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir