Site

Editorial SUPERVASCO.COM: A imortalidade do Vasco

Em face da excelência do texto escrito pelo nosso companheiro Paulo Moure, a equipe do SUPERVASCO.COM gostaria de subscrever as suas palavras, reproduzindo a sua mais recente coluna como editorial do site.

Este editorial se faz necessário, porque é de se lamentar que apoiadores do atual presidente do clube venham a público afirmar que o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA será imortal, enquanto houver o Sr. Eurico Miranda.

Além de absurda e descabida, tal frase representa um gravíssimo insulto e um manifesto aviltamento de uma instituição gloriosa e centenária. Temos a certeza de que este é o pensamento da maioria esmagadora da torcida cruzmaltina.

Há mais de 50 anos, um dos maiores presidentes da história deste clube, Cyro Aranha, cunhou uma frase que se tornou conhecida de todo vascaíno: \"Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal\". É lastimável que os apoiadores do atual presidente se apropriem e distorçam uma frase tão emblemática, que se tornou, inclusive, uma legenda do clube.

O VASCO É IMORTAL por toda a sua história e exemplar trajetória, de quase 108 anos, marcada por conquistas, lutas e triunfos.

Equipe SUPERVASCO.COM

==================================================

A IMORTALIDADE DO VASCO

Saudações vascaínas,

Permitam-me esta coluna fora de data e rapidinha... Permitam-me um desabafo deste vascaíno que ainda se choca com o achincalhamento do Clube que tanto ama... E principalmente, permitam-me a revolta por ler mais um absurdo publicado num site que não merece ter seu nome citado e que a cada dia está mais ligado aos interesses da diretoria do Vasco - leia-se Eurico Miranda - apesar da negação durante anos pelos seus articuladores.

Hoje é aniversário do presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Aliás, acho que é, pois no site oficial do Clube não havia nenhuma menção ao acontecimento até o horário que acessei e, nos fóruns que participo, nenhuma mensagem foi postada, mesmo pelos mais ferrenhos defensores do atual presidente.

Tomei conhecimento ao acessar o tal site genérico, de um desenho saudando o dia com um dizer singelo, mas de uma brutalidade e perigo imensuráveis; \"Enquanto houver Eurico Miranda, o Vasco será imortal\".

Nada contra as homenagens e toda a comemoração do aniversário do presidente. Afinal de contas, Eurico Ângelo de Oliveira Miranda, merece, já que conseguiu completar mais uma volta no relógio do tempo. Foi mais um ano de vida (ou segundo algumas correntes \"religiosas-esotéricas-espirituais\" menos um ano de vida) e que deve ser comemorado com belas tragadas de charuto cubano ou com um rega-bofe no Adegão.

Agora escrever que \"enquanto houver Eurico Miranda, o Vasco será imortal\" é querer dar conotações de mártir e menosprezar tudo que efetivamente faz com que o Vasco seja verdadeiramente imortal.

Na Argentina, achávamos engraçado e debochávamos de uma meia dúzia de loucos que resolveram fundar uma igreja para venerar o \"mártir e santo\" Diego Maradona. Enquanto isto acontecia lá, era ótimo. Mas aqui, dentro de nossa casa - o Vasco da Gama - é inaceitável.

O Vasco não será imortal... O Vasco É imortal.

É imortal porque sua história de glórias iniciada na luta dos nossos antepassados portugueses, jamais será apagada;

É imortal, pois tem no torcedor anônimo - talvez milhares que também comemorem hoje seu aniversário, com banquetes ou com fome - a sua essência, sua magia e a luz que o mantém imortal;

É imortal no grito de gol, na alegria das vitórias e nas conquistas de títulos (mesmo tão escassos nos últimos anos);

É imortal na tristeza e na lágrima da derrota, naquela \"dor que dói no peito (Renato Russo)\" mas que nunca sufoca o nosso amor ao Vasco.

\"Enquanto houver Eurico Miranda, o Vasco será imortal\". Que frase perigosa... que frase vil...

Que sirva a homenagem do tal site como mais uma prova e um alerta de como pensam estes vascaínos, ou melhor, estes fantoches e bibelôs, que colocam a instituição centenária Vasco da Gama como conseqüência e num segundo plano, de uma pessoa chamada Eurico Ângelo de Oliveira Miranda.

Para eles, o Vasco será sempre Vice.
Vice de Eurico Ângelo de Oliveira Miranda.

Em tempo: Feliz Aniversário... Cafu!

Com profunda tristeza
Paulo Moure
pmoure@globo.com

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir