Clube

Engenheiro Marcelo Paiva comenta revitalização de São Januário e faz alerta

Um assunto que é bastante discutido na comunidade vascaína e que vem causando grandes preocupações, principalmente aos torcedores, a revitalização do entorno de São Januário, que, consequentemente, possibilitaria a modernização e a ampliação do entorno do estádio e o benefício da população com áreas de lazer e saneamento básico, foi também debatido no programa Caldeirão Vascaíno, da Rádio Livre 1440 AM, e o engenheiro Marcelo Paiva fez questão de fazer um alerta, principalmente para o clube e autoridades:

“Queremos fazer um alerta aos vascaínos, ao Club de Regatas Vasco da Gama e, principalmente, as autoridades, porque, se bobearmos, daqui a pouco estaremos perdendo o entorno de São Januário. E o que significa perder o entorno de São Januário? Se perdermos, não vamos mais ter ampliação, e muito menos o sonho de uma nova arena, uma arena multiuso que poderíamos transformá-la, não só para o futebol, mas também para eventos multiuso, shows e gerar receitas redentoras. Podemos dar um exemplo do que o Palmeiras está fazendo com seu estádio, o Palmeiras pode estar atravessando uma fase terrível e estar na Série B, mas é um clube que está pensando lá na frente, está pensando daqui a 15, 20 anos. Através de naming rights, trazendo patrocínios e atrativos, está pensando lá na frente, e o nosso está na inércia. Volto a reiterar, temos que pensar no entorno de São Januário. Se nada for feito, não vamos chorar nosso futuro daqui pra frente. Nosso estádio já está tendo alguns problemas estruturais, os quais requerem uma manutenção efetiva, caindo pedaço de reboco de marquise, e o Poder Público, de uma hora para outra, com sua má vontade com o Club de Regatas Vasco da Gama para interditar nosso estádio, não custa nada. É hora de começarmos a olhar isso, importante para o futuro do nosso clube, São Januário existe pela garra dos vascaínos, e nós temos que pensar no futuro. Sem entorno, sem ampliação, não tem arena.”

Marcelo Paiva revela que o prefeito Eduardo Paes prometera obras na Barreira do Vasco e que o prazo para o projeto vence em outubro, e relembrou oportunidades que o Vasco perdeu para modernizar seu estádio:

“O prefeito, no dia 21 de agosto, anunciou na Barreira do Vasco o programa Morar Carioca, e que no máximo em outubro seria definido o projeto para serem executadas as linhas de ações. A Secretaria Municipal de Habitação, com apoio do BID, uma verba de R$ 100 milhões seria destinada a obras de urbanização e infraestrutura da Barreira do Vasco e Vila do Mexicano, que fica atrás dos quartéis da Aeronáutica e perto da refinaria de Manguinhos. Por falta de habilidade do nosso clube para com o Poder Público, nós estamos perdendo uma oportunidade de ambos se sentarem à mesa e reitero, é a 3ª e última chance que temos, a primeira foi no Pan de 2007, que foi proposto ao Vasco que São Januário fosse um estádio olímpico, por cargas d’água acabou não acontecendo. No ano passado houve um problema, o Vasco estava cotado para ser a sede do rugby, que é o segundo esporte mais visto no mundo, atrás do futebol, o Vasco perdeu o viés da história, poderia ter seu estádio ampliado, ter o aval do Poder Público Federal e desperdiçamos essa oportunidade. Até hoje, não houve uma satisfação plausível em relação a perda dessa benfeitoria."

Também participou deste debate o presidente da câmara comunitária de São Cristóvão, senhor Maurício Mendes, o qual ratificou tais afirmativas e colocou a importância da aproximação entre o clube, comunidade, barreira do Vasco e o poder público, para que tal possibilidade (que será passada ao clube nesta semana), possa ocorrer de modo a ambas as partes chegarem a um denominador comum a qual tal benfeitoria seja redentora para ambas as partes.

Marcelo Paiva é Engenheiro Civil, sócio do Vasco há mais de 30 anos e Autor de um Estudo de Viabilidade de Projeto no entorno de São Januário (entregue ao Poder Público), em função do Rugby Rio 2016 e que culminou na formação do Grupo voluntário e independente da revitalização do entorno de São Januário.

Por: Cesar Augusto Mota

Nota SuperVasco: Veja detalhes dos investimentos das obras de urbanização e infraestrutura clicando aqui

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Internacional Internacional 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,98%)
Empates 17 (28,81%)
Derrotas 19 (32,20%)
Total 59
Gols
Marcados 75 (49,67%)
Sofrido 76 (50,33%)
Total 151
Saldo -1
Cartões
Amarelos 148 (91,93%)
Vermelhos 13 (8,07%)
Total 161