Clube

Entenda o grau de lesão de Dimitri Payet

A notícia da lesão de Payet, na quarta-feira, pegou o torcedor do Vasco de surpresa. Afinal, o principal jogador do clube não estará em campo na estreia do time no Brasileirão, contra o Grêmio, no dia 14 de abril, em São Januário. Mas a situação não preocupa internamente.

Isso porque a lesão é considerada leve, e o Vasco já informou que o prazo de recuperação é de até quatro semanas. Payet lesionou o ligamento colateral medial do joelho direito.

A lesão é parecida com a que Tiquinho Soares sofreu no Botafogo em 2023. A diferença é que o atacante machucou o joelho esquerdo. Ele se lesionou no dia 6 de agosto e, menos de um mês depois, no dia 1º de setembro, voltou a ser relacionado para um jogo.

Estatisticamente, é a segunda lesão ligamentar do joelho mais frequente no futebol, vindo atrás apenas da lesão do ligamento cruzado anterior.

A lesão de Payet é de grau 1. Nesses casos há apenas um estiramento, que na maioria das vezes é causado por entorse. A lesão é incompleta e não afeta a parte estrutural do ligamento. A recuperação é rápida, e o atleta pode voltar de duas a quatro semanas após iniciar o tratamento.

Payet iniciou o tratamento no Vasco imediatamente após o diagnóstico. Ele está fazendo fisioterapia. As lesões isoladas de grau 1 e 2 do ligamento colateral medial são tratadas quase exclusivamente de forma não cirúrgica, com fisioterapia progressiva e, às vezes, uma joelheira estabilizadora.

Caso Payet precise do prazo completo estipulado pelo Vasco, a tendência é que ele só fique à disposição de Ramón Díaz para o jogo contra o Athletico-PR, pela quinta rodada do Brasileirão, no dia 5 de maio. Mas há chance de o francês se recuperar a tempo da rodada anterior, contra o Criciúma, no dia 27 de abril.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário