Futebol

Guia do Campeonato Carioca 2018

O Campeonato Carioca começou no ano passado. De 20 de dezembro a 13 de janeiro, seis clubes jogaram a primeira fase. Nela, Cabofriense e Macaé avançaram para os grupos B e C. Os outros quatro colocados (America, Bonsucesso, Goytacaz e Resende) foram para o Grupo X, em que os dois piores colocados serão os rebaixados para a segunda divisão do estadual do Rio de Janeiro - ainda em 2018 - e os dois melhores disputam a mesma seletiva no ano que vem.

Mais uma vez o Cariocão terá um regulamento complexo. O grande campeão da competição pode sair de duas formas. Se o vencedor da Taça Guanabara, em que times do mesmo grupo se enfrentam e os dois melhores realizam a semifinal, não for o mesmo que o da Taça Rio, em que times de grupos diferentes se cruzam, os dois campeões avançam para a fase semifinal junto com os dois melhores colocados na classificação geral.

Mas se o mesmo time for campeão dos dois turnos, os quatro mais bem colocados na classificação geral avançam para as semifinais e o vencedor vai para a grande final. Ela será disputada em jogo único e com o campeão dos dois turnos tendo a vantagem do empate.

Veja um pouco de cada time que estará neste Estadual

AMERICA

O America não se classificou para a primeira fase do Campeonato Carioca. O tradicional clube da cidade do Rio de Janeiro conquistou a única vitória na última rodada da seletiva para a Taça Guanabara, mas de nada adiantava. O Mecão vai jogar o Grupo X, contra Bonsucesso, Goytacaz e Resende. O primeiro jogo será contra o Resende, no próximo fim de semana.

BANGU

O tradicional clube da Zona Norte da capital fluminense passou 10 dias em Pinheiral, onde realizou a pré-temporada. Para o estadual, o time será comandado por Alfredo Sampaio, icônico treinador dos cariocas de menor expressão. Entre os reforços, está o zagueiro Dalton, que já atuou pelo Fluminense no futebol carioca e a permanência do meia Almir, ex-Bota e Fla. O Bangu estreia nesta quinta-feira, às 19h30, contra o Vasco, em São Januário, pelo Grupo B.

BOAVISTA

Acostumado em apostar nos jogadores com passado pelos quatro grandes do Rio, o Boavista terá metade de seu elenco com alguma passagem por Botafogo, Flamengo, Fluminense ou Vasco. Entre os velhos conhecidos estão os meias Erick Flores e Fellype Gabriel, além dos atacantes Leandrão e Tartá. A pré-temporada do time de Saquarema foi luxuosa: os jogadores foram a Dubai e venceram três dos quatro amistostos realizados. O Boavista estreia nesta quarta-feira, contra o Fluminense em Bacaxá às 16h30, pelo Grupo C.

BONSUCESSO

Em 2017 o Bonsucesso não foi rebaixado por pouco, dois pontos, mais precisamente. Assim como na temporada passada, o time carioca irá disputar o Grupo X e terá que lutar para não disputar a segunda divisão do Estadual ainda em 2018. O Cesso irá estrear no grupo contra o Goytacaz, último clube que enfrentou na seletiva da Taça Guanabara, no próximo fim de semana.

BOTAFOGO

Sem Libertadores, o ano do Botafogo vai ser mais contido no âmbito financeiro. Sem nenhum nome de peso como novidade - como foi Montillo em 2017 - o principal jogador que chegou foi o atacante Luiz Fernando, que fez uma boa temporada pelo Atlético-GO no ano passado e foi o único investimento do Bota: R$ 2,5 milhões. Além dele, Leandro Carvalho, Renatinho e Rony também são novidades no Alvinegro.

Por outro lado, o Bota perdeu muita gente. Saíram 14 jogadores. Entre eles, nomes importantes, como o volante Bruno Silva, o atacante Roger e o lateral-esquerdo Victor Luís. Além da perda de atletas, Jair Ventura e alguns membros da comissão técnica deram adeus ao clube e foram para o Santos. O novo comandante será Felipe Conceição, que era auxiliar de Jair e assume pela primeira vez um clube profissional.

Após não conseguir a classificação para a Libertadores, o novo presidente, Nelson Mufarrej, mudou o departamento de futebol: o gerente Antônio Lopes e o vice-presidente Cacá Azeredo saíram; de volta ao clube, Anderson Barros foi chamado para o lugar de Lopes, e Gustavo Noronha, para o de Cacá.

Três dias antes de viajar para a pré-temporada, marcada para Domingos Martins-ES, o Botafogo teve que mudar de planos e realizar a preparação no Nilton Santos. A estreia do Alvinegro é nesta terça, às 21h30, contra a Portuguesa-RJ, no Nilton Santos.

Novidade: Luiz Fernando, destaque do Atlético-GO no último Brasileirão, é o principal reforço até aqui.

Ponto forte: Do time que terminou o ano passado, a zaga do Bota perdeu apenas Victor Luis e teve consistência no setor em 2017.

Ponto fraco: Saídas de jogadores importantes e também de Jair Ventura são capazes de gerar instabilidade no clube.

Técnico: Felipe Conceição tem o mesmo voto de confiança que a diretoria colocou em Jair Ventura após a saída de Ricardo Gomes.

CABOFRIENSE

Primeiro colocado na seletiva que definiu os clubes que lutarão contra o rebaixamento, o Tricolor Praiano conta com o atacante Claudio Pitbull, que estreou no último jogo da fase de grupos e estava sem jogar desde 2014, e tem passagens por Fluminense e Grêmio. A Cabofriense também conta com outro ex-Flu: o zagueiro Leandro Euzébio, capitão do time de Cabo Frio. O Tricolor estreia na Taça Guanabara contra o Nova Iguaçu, nesta quarta-feira, às 16h30, no Laranjão.

FLAMENGO

Atual campeão do Carioca, o Flamengo chega reformulado fora das quatro linhas. Sem o treinador que terminou o ano, já que Reinaldo Rueda assumiu o Chile, o clube evitou o desmanche de jogadores importantes. Ainda assim, existem atletas que deixaram o Rubro-Negro, como é o caso de Márcio Araújo, Gabriel e outros que foram emprestados.

Enquanto não terá Guerrero para a competição, o Flamengo corre atrás de jogadores para a posição, como o atacante Vagner Love. Outros reforços também foram sondados pelo rubro-negro como Zeca, Pablo e Yago.

Figura certa no clube é o técnico Paulo César Carpegiani. Em sua terceira passagem pelo Fla, o treinador campeão mundial em 81 tem a chance de sair do cargo ainda no Carioca. Não necessariamente por desempenho, mas sim porque a ideia original do Flamengo era que ele fosse usado como coordenador técnico.

O elenco principal do Flamengo começou a pré-temporada no dia 13. A estreia do clube é contra o Volta Redonda, nesta quarta-feira, às 21h45, no Raulino de Oliveira e será repleta de garotos

Novidade: Depois de quase 18 anos, Paulo César Carpegiani volta a comandar o Flamengo

Ponto forte: Com poucas chegadas e saídas, o Rubro-Negro mantém a base que levou o clube a três finais na temporada passada

Ponto fraco: A troca de comando faz com que o trabalho do Fla comece do zero e terá pouco tempo para entrosar o time

Técnico: Paulo César Carpegiani foi apresentado no último dia 9 e oito dias depois vai comandar o time na estreia.

FLUMINENSE

Vice-campeão no ano passado ao perder a final para o Flamengo, o Fluminense estará muito reformulado quando entrar em campo na estreia do Carioca. Somente nesta janela, o clube liberou jogadores como Diego Cavalieri e Henrique. Quem também saiu foi Gustavo Scarpa, que chegou a entrar na Justiça contra o clube que foi revelado e acertou com o Palmeiras.

As contratações foram escassas. Apenas Jadson, volante que estava na Ponte Preta, e Gilberto, lateral-direito que atuou no Vasco em 2017 e pertence a Fiorentina, foram anunciados.

O Flu está com graves problemas financeiros. Até janeiro deste ano, o clube devia 13° e férias dos dois últimos anos, além de cinco meses de direito de imagem. O Tricolor só conseguiu pagar esse valor com a venda de Wendel. Fica a dúvida sobre como irá se manter em 2018.

O clube realizou parte da pré-temporada no CT, no Rio, e outra nos Estados Unidos, onde disputou o Torneio da Flórida. A estreia do Fluminense será contra o Boavista, nesta quarta, às 16h30, em Bacaxá.

Novidade: Jadson e Gilberto chegam para ocupar as vagas deixadas por Wendel e Lucas e diminuir o prejuízo no elenco tricolor.

Ponto forte: A manutenção de Abel Braga no comando leva ares de esperança para o ano do Flu.

Ponto fraco: Os problemas financeiros levaram a um grande desmanche no elenco.

Técnico: Abel Braga segue no banco de reservas e terá que usar os garotos mais uma vez.

GOYTACAZ

Campeão da segundona do Carioca no fim do ano passado, o Goyta ficou a um gol de distância de avançar para a Taça Guanabara. O time de Campos ficou no quase e irá participar do Grupo X, para evitar a volta para a segunda divisão depois de 25 anos longe da elite do Carioca. O Time da Rua do Gás estreia no Grupo X contra o Bonsucesso, no próximo fim de semana, em casa.

MACAÉ

Segundo colocado da seletiva do Cariocão, o Macaé por pouco não se classificou para a Taça Guanabara. O time se classificou apenas por ter um gol a mais de saldo do que o Goytacaz e durante a última rodada chegou estar fora da zona de classificação, mas conquistou a vaga. A estreia do Macaé será nesta quarta, contra o Madureira, às 16h30, em Conselheiro Galvão.

MADUREIRA

Na última temporada de Souza "Caveirão", o time da Zona Oeste do Rio aposta também em outros nomes conhecidos. O zagueiro João Carlos e Aislan, o meia Léo Lima e o técnico PC Gusmão, todos com passagem pelo Vasco, também fazem parte do Tricolor Suburbano. O Madureira vai enfrentar o Macaé, às 16h30, em Conselheiro Galvão, pelo Grupo C.

Souza irá para sua última temporada como jogador e se aposenta no Madureira (Foto: Marcos Faria)

NOVA IGUAÇU

Melhor entre os clubes de menor investimento no Carioca do ano passado - ficou atrás apenas dos quatro grandes -, o Nova Iguaçu não espera nada menos do que isso para 2018. O clube da Baixada Fluminense contará com o vice-artilheiro do Estadual do ano passado, o centroavante Adriano, ex-Vasco. O Nova Iguaçu estreia nesta quarta-feira, contra a Cabofriense, às 16h30, no Laranjão, pelo Grupo B.

Vice-artilheiro no Carioca do ano passado, Adriano é a esperança de gols do Nova Iguaçu no Estadual (Foto: Bernardo Gleizer/NIFC)

PORTUGUESA-RJ

Finalista do primeiro torneio entre "Lusas" do Brasil, o time da Ilha do Governador foi com força ao mercado. Mais de um time inteiro foi contratado pela Portuguesa para a disputa do Estadual. Os nomes mais conhecidos na Lusa são os ex-Botafogo Alex "Créu" e Lucas Zen, que acertaram com o clube justamente para a disputa do Campeonato Carioca. A Lusa estreia contra o Botafogo nesta terça-feira, às 21h30, no Nilton Santos, pelo Grupo C.

RESENDE

Como ficou entre os dois times de pior campanha no ano passado, o Resende teve que disputar a seletiva deste ano e estará no Grupo X já que foi o lanterna da primeira fase, com três pontos em cinco jogos. O clube demitiu Carlos Leiria, técnico com metodologia moderna, depois da primeira derrota e contratou Marcelo Cabo, mas não adiantou. O atacante Michael (ex-Fluminense) e o volante Rodrigo Souto são os destaques. O primeiro jogo do Resende no quadrangular contra o rebaixamento será diante do America, no próximo fim de semana.

VASCO

Além da crise política envolvendo o clube, o Vasco conviveu com idas e vindas no elenco. Com problemas financeiros, como o atraso de pagamentos aos funcionários, Anderson Martins, Mateus Vital e Madson deixaram o clube.

Sete jogadores foram contratados pela diretoria de Eurico Miranda, incluindo o zagueiro equatoriano Erazo e a volta do colombiano Riascos para o ataque. De acordo com Eurico Brandão, diretor de futebol do clube, o departamento ainda espera contar com mais dois ou três atletas para reforçar o elenco.

Outro ponto negativo para o Vasco é a ausência de Luis Fabiano. O centroavante tem sofrido com lesões e na reapresentação voltou a sentir dores no joelho operado. O clube tem até procurado um substituto para o camisa 9, caso ele não continue no clube

O Vasco realizou sua pré-temporada em um CT em Vargem Grande, pertencente ao atacante Vagner Love. A estreia do Cruz-Maltino é nesta quinta-feira, às 19h30, em São Januário, contra o Bangu.

Novidade: A volta de Riascos, por enquanto, é a maior contratação do clube para a temporada que se inicia nesta semana

Ponto forte: A permanência de Zé Ricardo conta a favor do Vasco; o nome de maior destaque segue sendo Nenê, mas Paulinho tem pedido espaço

Ponto fraco: Anderson Martins, Gilberto, Madson e Paulão deixaram o Vasco e fizeram com que a linha defensiva perdesse o entrosamento que ganhou com Zé.

Técnico: Zé Ricardo continua à frente da equipe e o conhecimento do elenco pode ser bom para o clube

VOLTA REDONDA

Único carioca na Série C deste ano, o Voltaço quis garantir sua estreia em casa. O clube negou cerca de R$ 200 mil para levar a primeira partida, contra o Flamengo, para a Arena Pantanal. O Volta Redonda aposta muito no atacante Anselmo (ex-Fortaleza). Ele foi a principal contratação do clube no ano. Porém, de seis amistosos realizados na pré-temporada, venceu apenas um. A principal ideia do clube é segurar o elenco no Estadual para construir um time mais forte para a Série C. O Volta Redonda estreia nesta quarta, às 21h45.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário