O conto de fadas de Jairinho no Vasco, ao que parece, durou pouco. Com uma história de superação - quando chegou a desistir do futebol e trabalhou como pedreiro - ele tornou-se carta fora do baralho do técnico Vanderlei Luxemburgo três meses após se destacar no Campeonato Carioca pelo Bangu e ser contratado pelo Cruzmaltino.
Ao lado dos atacantes Ribamar e Vinicius Araújo, além do lateral direito Claudio Winck, Jairinho não viajou para a parte final de preparação do Vasco durante a Copa América, em Foz do Iguaçu (PR) e, segundo o treinador, seu caso já ficou a cargo do diretor-executivo de futebol, André Mazzuco.
O anúncio de que o jogador de 28 anos está fora dos planos de Luxa causou comoção nas redes sociais em muitos torcedores, chegando a alcançar os dez assuntos mais comentados do Twitter no Brasil ontem (4). Alguns achando injusta a decisão em função das poucas oportunidades - apenas quatro partidas, outros concordando com a escolha técnica, mas se mostrando sentidos por toda a história por trás de Jairinho.
Em sua conta, o atacante agradeceu o carinho da torcida e disse que levará o Vasco para o resto da vida "mesmo sem saber como as coisas vão andar daqui para frente".
A torcida de vocês me fez um novo Jairinho. diariamente posso sentir o carinho, a palavra amiga e muita das vezes um papo reto de vocês.
— Jairinho10 #39 (@jairinhoscott) 5 de julho de 2019
Aprendi a amar essa instituição, e levarei pro resto da minha vida esse momento, mesmo sem saber como as coisas vão andar daqui pra frente. 💢
Bangu ainda não foi comunicado
O UOL Esporte entrou em contato com o Bangu, clube que detém os direitos de Jairinho e que emprestou o atleta até o fim deste ano para o Vasco. O Alvirrubro garante ainda não ter sido procurado pelo Cruzmaltino para tratar do assunto.
Jairinho tem contrato com o Bangu até o fim de 2020 e, por enquanto, segue treinando no CT do Almirante junto com outros jogadores fora dos planos do Vasco.
Ficou 5 anos afastado do futebol
Desiludido com a árdua caminhada do futebol e a sofrida convivência com lesões, Jairinho chegou a desistir da carreira e ficou cinco anos afastado dos gramados. Neste período, trabalhou como pedreiro, estoquista de sacolão, entregador de pizza, entre outras funções, até que em 2017, disputou a Série C do Campeonato Carioca pelo Campo Grande e, durante um jogo-treino contra o Bangu, chamou a atenção do então técnico alvirrubro Alfredo Sampaio. Foi convidado para um teste, passou e a vida passou a dar uma guinada.
Fechou um contrato com o tradicional time da Zona Oeste, disputou o Campeonato Carioca de 2018 até que, este ano, virou destaque na campanha que levou o clube às semifinais do Estadual, chamando a atenção do Vasco.
No Cruzmaltino, porém, teve poucas oportunidades e, segundo Vanderlei Luxemburgo, foi preterido pelo jovem Talles Magno, de 17 anos.
"O Jairinho é bom jogador, mas eu tenho o Talles Magno, que tem 17 anos e é jogador do Vasco da Gama. É uma opção de negócio, de estratégia, de valorização de jogador, nada pessoal contra ninguém", explicou o treinador.
Veja abaixo algumas manifestações sobre Jairinho:
Fiquei triste pelo Jairinho
— Helder Floret (@hfloret) 4 de julho de 2019
Tava torcendo sinceramente por ele. Torcendo de maneira até ingênua, quase como querendo que um conto de fadas rolasse. Um cara humilde que do nada, já com certa idade, estoura no futebol
Era muito difícil
Uma pena. Ele parece ser um grande cara
Jairinho, estou triste com a noticia da sua possível saída. Mas você ja é um vencedor. E com certeza essa passagem pelo Vasco vai te abrir muitas portas. É hora de paular um futebol português aí e ganhar em euro pra garantir o sustento da família. Boa sorte!
— Roberto Júnior (@pimps_junin) 4 de julho de 2019
Fico triste pelo Jairinho ao mesmo tempo que entendo a comissão tecnica... https://t.co/alc96XIOKM
— joao (@Joao_Almirante) 4 de julho de 2019
Emprestar o Jairinho
— Insta:@bibliavascainaa (@bibliavascaina) 4 de julho de 2019
Voltar com o Lucas Santos para base
Manter Yan Sasse no elenco
Alguma lógica nisso?
Como assim o Jairinho já vai embora??? por qual motivo???
— Coutinho mil grau ❁ (@COUTINH0MILGRAU) 5 de julho de 2019
Jairinho realmente não tem qualidade pra vestir a camisa do Vasco, porém é triste demais ver um cara que batalha tanto sendo contratado e meses dps ser jogador pra escanteio.
— Informante da Colina (@vascodagama120) 5 de julho de 2019
Contratou pra que então?