Futebol

Projeto original de São Januário pode ser mudado? Arquiteto fala sobre

Presidente do Vasco, Pedrinho montou um comitê com arquitetos para reuniões técnicas sobre o projeto de reforma de São Januário. Enquanto o potencial construtivo está em andamento na Câmara dos Vereadores, a diretoria do clube uniu um grupo de arquitetos ao grupo de Sérgio Dias, autor do projeto original da reforma - apresentado à prefeitura.

O projeto de Sergio Moreira Dias conta com Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias, e se juntou com o grupo da diretoria do Vasco, que tem como participantes o arquiteto Fernando Costa, vascaíno, e o grupo "Nosso São Januário", formado por torcedores do clube, que desenvolveram em 2020 um projeto de reforma para o estádio.

O encontro foi muito positivo segundo ambas as partes. O grupo de Sergio Dias, que lidera o projeto desde o início, viu a participação da diretoria do Vasco como proveitosa em todos os aspectos.

— Eu fico muito animado com não ter preconceito com o trabalho feito pela agremiação e outras gestões, acho que isso foi um aspecto magnânimo do Pedrinho e da atual diretoria. Recebi muito bem a participação do Fernando Costa, que é um arquiteto renomado, conhecido, de prestígio, com excelentes trabalhos na cidade — disse Sergio Dias, em contato com o ge.

Ele completou afirmando que será constituído um comitê de avaliação em relação ao projeto de São Januário, comandado pela diretoria do Vasco, que organizará reuniões praticamente semanais, e agradeceu ao presidente Pedrinho por continuar no projeto.

— O que eu imagino para as próximas é esse espírito de colaboração. O Vasco da Gama tem um exemplo histórico que está fazendo agora 100 anos, da nossa carta da Resposta Histórica, mas além da carta, os vascaínos daquela época se uniram para concretizar o sonho de ter um estádio. Sem comunicação, sem divulgação, eles se uniram e deram o maior exemplo de união com alcance de objetivos de construir esse patrimônio histórico cultural maravilhoso, que não é só da nossa agremiação, mas também um bem da cidade, tombado, protegido.

O arquiteto Fernando Costa, convidado por Pedrinho para participar do projeto da reforma do estádio do Vasco, disse que pôde ver de perto o projeto de Sergio Dias e que está animado para as próximas reuniões.

— Uma troca de opiniões vai gerar um estádio cada vez mais qualificado. Saí da reunião muito satisfeito com tudo o que aconteceu, com a troca de experiência que a gente teve. Vimos de perto detalhes dos projetos do Sergio Dias, entramos no detalhamento de plantas, cortes, e entendemos melhor o projeto a fundo — disse o arquiteto, que completou:

— Tenho certeza que esse foi o primeiro pontapé dessa nova diretoria junto com o desenvolvimento do projeto de São Januário.

O projeto original pode ser alterado?

Sim. O projeto original já está em andamento — esperando o parecer em conjunto e as audiências públicas para o potencial construtivo ser aprovado na Câmara dos Vereadores —, mas há abertura para alterações previstas.

Mesmo se estivesse o projeto estivesse "100% pronto", ele poderia receber emendas parlamentares para alteração. A ideia da diretoria do Vasco não é criar um novo projeto e, sim, finalizar e concretizar o projeto original de Sergio Dias, com a participação deste novo grupo - para debates, reuniões e ideias.

— A reunião de quinta-feira foi muito bacana. É sempre bom estarmos num grupo de pessoas que têm um objetivo igual, que nesse caso é a construção do estádio de São Januário, e não somente isso, mas também a requalificação do entorno de São Januário — disse Fernando Costa.

— Eu agradeço à diretoria e ao Pedrinho em continuar participando desse projeto. É muita honra. Agradecer ao futuro comitê que vai se envolver, especialmente com a participação do Fernando, que eu tenho certeza que vai colaborar bastante com seus conhecimentos e suas ideias para o projeto. Eu acho que o objetivo é chegar com o projeto o melhor possível. A nossa visão é tudo pelo Vasco — finalizou Sergio Dias.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário