Detalhamento da pesquisa:
Localidade: Joinville SC.
Instituto: Paraná Pesquisas
Amostra: 640 entrevistas, entre 04 e 08 de fevereiro de 2012
Margem de erro: 4,0 p.p
Quem acompanha o Blog Teoria dos Jogos está ciente de que o estado de Santa Catarina é um dos mais diversificados do país, no tocante ao perfil de seus torcedores. Trata-se de uma região onde praticamente nenhum clube desgarra, enquanto quase todos possuem boa representação exceção feita aos grandes de Minas Gerais. Em outubro passado, o estado foi mapeado em termos gerais e de acordo com suas regiões. Agora, fruto da parceria do blog com o instituto Paraná Pesquisas, apresentamos com exclusividade os dados referentes à cidade de Joinville, no nordeste catarinense:
Confirmando a característica acima descrita, onze times foram citados pelos habitantes da Cidade das Flores: Quatro de São Paulo, três do Rio de Janeiro, dois do Rio Grande do Sul, um do Paraná e curiosamente, apenas um do próprio estado. Este, o líder na preferência dos torcedores locais: o Joinville (16,25%). Resta clara a rivalidade com a capital Florianópolis, de modo que Avaí nem Figueirense possuam representantes na cidade.
Colado ao JEC, temos o Flamengo - também uma potência regional, dono da maior torcida de Santa Catarina. Seus 15% colocam o rubro-negro em empate técnico com o líder da pesquisa. Com 7,19% do total temos o Corinthians, seguido de perto pelo Vasco da Gama (5%). Palmeiras (4,22%), São Paulo (3,59%), Grêmio (2,66%), Santos (2,19%), Internacional (1,56%), Fluminense (1,25%) e Coritiba (0,47%) completam a lista.
Cabe a ressalva: as pessoas que não torcem por nenhum time somam 34,84%, superando com folga todos os primeiros colocados. Trata-se de um número bastante acima da média nacional.
Por critérios de gênero e faixa etária:
Interessa a enorme concentração de torcedores do Joinville entre os homens (23%) mediante mulheres, somam apenas 9,79%. Em meio aos demais, apenas o Corinthians apresenta mais mulheres do que homens em seus quadros. Já a análise por faixa etária nos mostra que quanto mais jovens, menor a torcida do Joinville numa queda que se aproxima dos 60%. Já o crescimento da torcida do Flamengo é espantoso: salta de 4,55% para 21,28% entre os jovens. Nesta faixa, o Corinthians também cresce e assume a segunda colocação (14,89%). Fica mais evidente que a dicotomia Flamengo-Corinthians dará as caras no futuro, ainda que são paulinos, palmeirenses e vascaínos se mostrem bem representados na juventude local.
Por escolaridade:
Proporcionalmente, o Vasco apresenta o maior crescimento entre aqueles com nível superior completo, seguido pelo São Paulo e o Joinville. Flamenguistas e corintianos se veem concentrados entre pessoas que estudaram até o nível médio.
Um grande abraço e saudações!