Com um gol do zagueiro Titi aos 21 minutos do segundo tempo, o Vasco derrotou a Desportiva-ES por 1 a 0, na tarde deste domingo, em amistoso realizado no Estádio Engenheiro Araripe, no Espírito Santo, onde o time carioca realiza a sua pré-temporada. No próximo sábado, a equipe cruzmaltina estreia no Campeonato Carioca diante do Americano, em São Januário.
Time de maior torcida no Espírito Santo, o Vasco entrou em campo apoiado por mais de 12 mil torcedores no Engenheiro Araripe. Disposto a retribuir a confiança depositada pelos vascaínos, a equipe carioca começou o amistoso pressionando o adversário. Logo aos cinco minutos, Fernandinho cobrou falta para a área e Fernando quase marcou de cabeça.
Com o passar do tempo, no entanto, a Desportiva conseguiu equilibrar as ações no jogo e tentava explorar os espaços deixados pelos laterais Paulo Sérgio e Ramon, que apoiavam constantemente.
No time da casa o principal destaque era o volante Ygor, que ganhava quase todas as jogadas no meio-campo. Já o Vasco voltou a ameaçar aos 14 minutos, quando Carlos Alberto arriscou de longe e a bola saiu à direita de Walter. No minuto seguinte, Pimpão mergulhou de peixinho e também levou perigo à equipe capixaba.
Além da falta de entrosamento, o Vasco ainda enfrentava outro problema no amistoso: as péssimas condições do gramado do Engenheiro Araripe. Por diversas vezes, as tabelas entre os cruzmaltinos eram atrapalhadas pelos desníveis no campo. No último bom lance da etapa inicial, Paulo Sérgio chutou cruzado e Walter espalmou com dificuldades, salvando a Desportiva.
O Vasco voltou para o segundo tempo sem modificações, já que Dorival Júnior pretendia entrosar mais a equipe considerada titular. Contudo, depois de ver o time perder algumas chances, o técnico resolveu mexer e começou sacando Carlos Alberto e Léo Lima para as entradas de Faioli e Alex Teixeira.
Pouco depois de entrar em campo, Faioli quase abriu o marcador com um chute de longa distância. Mas quem balançou as redes foi Titi. Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro apareceu para desviar de cabeça, longe do alcance de Walter.
Poucos minutos depois, o zagueiro Fernando fez falta dura e acabou expulso, deixando o Vasco com um jogador a menos em campo. Mesmo assim, o time carioca não abdicou do ataque. Aos 29, Alex Teixeira tabelou com Ramon e obrigou o goleiro a praticar difícil defesa.
Nos últimos minutos, os dois técnicos aproveitaram para fazer muitas substituições, mas o placar não foi alterado e o Vasco conseguiu fazer a festa de sua torcida no Espírito Santo.