21/08/1949 - No 51.º aniversário do Vascão vira-vira, o espetacular Expresso da Vitória vence o Flamengo por 5 a 2 após estar em desvantagem por 2 a 0 em pleno São Januário! As raras imagens daquela tarde arrasadora mostram a avalanche da torcida vascaína que lotou o seu estádio.
Não apenas a social lotou como também as arquibancadas com receberam 34.009 pagantes em pé! Algo inimaginável nos dias de hoje! Naquele ano o Vasco viria a conquistar o título de campeão carioca invicto de Terra e Mar!
O momento do gol de empate de Maneca!
Nestor, autor do gol sem ângulo na vitória contra o Arsenal, marca o 4.º da goleada histórica do 51.º aniversário!
O momento do 5.º e último gol do Vascão vira-vira, marcado por Ipojucan!
A imagem antológica do nosso ídolo artilheiro do Expresso, Ademyr "Queixada" Menezes, trombando com a defesa do Flamengo! Vasco 5 X 2 Flamengo - Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo (1) e Jorge; Nestor (1), Maneca (2), Ademyr e Ipojucan (1) e Mário - Tec. Flávio Costa
A imagem antológica do nosso ídolo artilheiro do Expresso, Ademyr "Queixada" Menezes, trombando com a defesa do Flamengo!
— Memória Vascaína (@HenriqueHuebner) September 2, 2020
Vasco 5 X 2 Flamengo - Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo (1) e Jorge; Nestor (1), Maneca (2), Ademyr e Ipojucan (1) e Mário - Tec. Flávio Costa#Memovas pic.twitter.com/HChDFztVVO