JANEIRO Por causa da viagem para disputar o Torneio de Dubai, o Vasco não realiza o período de pré-temporada. O time faz dois jogos, com uma derrota e uma vitória e fica em segundo lugar.
Na época, não havia um comando técnico definido. Romário e Alfredo Sampaio, que dividiam a responsabilidade sobre os jogadores, criticam a falta de pré-temporada. Na estréia no Campeonato Carioca, Vasco é derrotado por 2 a 1 pelo Madureira.
Romário e o preparador físico Luís Flávio brigam. O motivo seria o fato de Edmundo estar treinando com bola sem o consentimento do Baixinho. No primeiro clássico do ano, o Vasco é derrotado pelo Botafogo por 3 a 2. No dia 6, Romário, que havia declarado que encerraria a carreira em 30 de março, abandona o clube por divergência na escalação do time com o então presidente Eurico Miranda. Vasco perde para o Flamengo por 2 a 1 em jogo válido pela semifinal da Taça Guanabara.
Edmundo discute com o técnico Alfredo Sampaio e abandona o treinamento.
FEVEREIRO Romário e o preparador físico Luís Flávio brigam. O motivo seria o fato de Edmundo estar treinando com bola sem o consentimento do Baixinho. No primeiro clássico do ano, o Vasco é derrotado pelo Botafogo por 3 a 2. No dia 6, Romário que havia declarado que encerraria a carreira em 30 de março, abandona clube por divergência na escalação d time com o então presidente Eurico Miranda. Vasco perde para o Flamengo por 2 a 1 em jogo válido pela semifinal da Taça Guanabara.
Edmundo discute com o técnico Alfredo Sampaio e abandona o treinamento.
MARÇO Justiça anula a eleição de 2006 para o Conselho Deliberativo. Vasco perde o seu terceiro clássico do ano.
Fluminense faz 2 a 1 Vasco pelo Campeonato Carioca. O técnico Alfredo Sampaio deixa o clube e Antônio Lopes assume mais uma vez.
ABRIL Pelas semifinais da Taça Rio, Vasco perde para o Fluminense nos pênaltis e acaba eliminado do Campeonato Carioca. Alfredo Sampaio, excomandante do time, detona Edmundo em entrevista e diz que sua saída foi motivada por briga com atacante.
MAIO Vasco estréia com derrota no Campeonato Brasileiro. Em Porto Alegre, time perde de 1 a 0 para o time reserva do Internacional. Dentro de São Januário, Vasco perde nos pênaltis para o Sport e acaba eliminado nas semifinais da Copa do Brasil. Edmundo, abalado por ter perdido o pênalti que eliminou o clube, anuncia aposentadoria. Eurico Miranda não aceita e atacante volta atrás.
JUNHO Decisão judicial é publicada no Diário Oficial e diretoria tem 30 dias para marcar nova eleição do Conselho Deliberativo. No dia 21 de junho, a chapa encabeçada por Roberto Dinamite vence. Dos quatro jogos disputados pelo Brasileirão, Vasco perde três e vence apenas um. Eurico Miranda desiste de concorrer na eleição do Conselho Deliberativo, marcada para o dia 28. Roberto Dinamite, da chapa de oposição, disputa com Amadeu Pinto da Rocha, da situação.
JULHO Roberto Dinamite toma posse como presidente do Vasco. Pelo Campeonato Brasileiro, Vasco é derrotado pelo Flamengo por 3 a 1. Pela competição, foram quatro derrotas, duas vitórias e dois empates no mês. Integrantes de uma facção da torcida vascaína invadem a concentração dos jogadores em São Januário. Abalado, o apoiador Morais se recusa a enfrentar o Atlético Mineiro.
AGOSTO Após duas derrotas seguidas, a segunda para o Coritiba dentro de São Januário, Antônio Lopes é demitido. Tita assume o comando.
Vasco termina o primeiro turno na zona de rebaixamento. Sem clima em São Januário, Vasco empresta Morais para o Corinthians. Pelo Brasileirão, foram mais quatro derrotas, duas vitórias e um empate.
SETEMBRO O técnico Tita começa a ser questionado pelos resultados e pela indicação de jogadores. Treinador pede a contratação do lateralesquerdo Johnny, reserva do CRB (AL), lanterna da Série B. Em duas derrotas seguidas, ambas em casa, time termina com atacantes no gol (Edmundo e Leandro Amaral).
Edmundo diz que time está com o psicológico abalado. Vasco é eliminado da Copa Sul-Americana pelo Palmeiras e Tita pede demissão.
Renato Gaúcho assume o time: é o quarto técnico na temporada. No mês, são quatro derrotas em quatro jogos disputados.
OUTUBRO Integrantes de facção invadem o CT do Vasco-Barra e hostilizam jogadores. No dia seguinte, invasão no treino em São Januário para cobrar mais empenho dos jogadores.
Vasco perde para o Figueirense e termina a rodada na lanterna.
Dinamite sofre tentativa de agressão após o jogo. Vasco empata com Atlético-PR em casa e torcedores tentam invadir vestiário.
NOVEMBRO Polêmica sobre a troca do fornecedor de material esportivo cria atrito entre a diretoria e a oposição. Em campo, Vasco vence duas vezes e perde outras duas no mês. Time não depende mais de si para ficar na Primeira Divisão. Após derrota para o São Paulo, chances de queda ficam imensas e rebaixamento se concretiza após tropeço em Curitiba.