Ao longo de seus 81 anos, o estádio de São Januário - também conhecido como a Colina Histórica - foi palco de inúmeros momentos históricos para o Vasco da Gama. Entre títulos e jogos memoráveis, a sede fundada em 21 de abril de 1927 abrigou multidões e serviu de cenário para glórias cruzmaltinas. No entanto, apesar da longevidade, o mítico estádio abrigará o jogo mais importante da história do clube somente amanhã. Caso vença o São Paulo, o time da Cruz-de-Malta dará um grande salto para fugir do inédito rebaixamento. Porém, em caso de derrota, a degola será praticamente inevitável. E como o Caldeirão não ferve sem o calor da torcida, a boa notícia para jogadores e comissão técnica é a seguinte: os 23.300 ingressos disponíveis já foram vendidos.
Ainda sem revelar o time que entrará em campo para enfrentar o líder do Brasileirão, o técnico Renato Gaúcho acredita que a presença do torcedor na Colina será fundamental, assim como na vitória sobre o Santos.
Não me canso de falar que a torcida do Vasco está de parabéns. Se vencer, a gente sai da zona do rebaixamento. Assim, vamos estar dando um grande passo e contamos com o apoio dos torcedores. Os ingressos já estão esgotados, e isso é uma demonstração do carinho da torcida. O mínimo que os jogadores podem fazer é correr em campo, diz Renato, exemplificando o amor da massa vascaína espalhada por todo o país.
Nesta sexta eu fui autografar as camisas de uns torcedores que vieram do Ceará. São 3.200 km de distância. Isso é uma grande mostra de que a torcida está com o time, completa.
Já o presidente, Roberto Dinamite, mostra-se tranqüilo em relação ao duelo com o Tricolor paulista. O mandatário cruzmaltino até admite que o confronto de amanhã é o mais difícil entre os três restantes, mas evita desespero ao dizer que o rebaixamento não estará decretado com um fracasso.
O jogo contra o São Paulo, sem dúvida, é o mais importante. Não adianta pensar no Coritiba e no Vitória, sem antes pensar em vencer o São Paulo. Mas ainda não tem essa de rebaixamento, não. Teremos ainda dois jogos, apazigua Dinamite, se abstendo de opiniões em relação ao mistério que Renato Gaúcho vem fazendo sobre a formação do time.
A parte tática fica com o Renato Gaúcho. Espero que ele esteja iluminado no dia do jogo e que o esquema escolhido dê certo. O time do São Paulo é experiente, e o Vasco não pode se precipitar, encerrou o presidente, esperando temperatura máxima para amanhã.