Com a vitória sobre o Vasco, nesta quarta-feira (5) por 2 a 1, o Fluminense ganhou uma sobrevida no Campeonato Carioca. Mais do que a injeção de ânimo, fundamental para enfrentar as últimas três rodadas da competição, o time melhorou consideravelmente suas chances de avançar às semifinais do torneio. De acordo com cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, o tricolor chegou a 26,3% de chance de garantir a vaga — antes da rodada, o número era de 12,4%.
Na 6ª colocação, com 10 pontos, o Fluminense agora já figura na zona de classificação para a Taça Rio, disputada entre os times que terminam a primeira fase da quinta à oitava posição. Além disso, com a vitória, o clube das Laranjeiras praticamente afastou o fantasma do rebaixamento. As estatísticas apontam uma probabilidade de 0,26% de queda para a Série A2 do Carioca em 2026 — o lanterna Bangu, com 3 pontos, tem 88,3%.
Mesmo com a derrota, o Vasco se mantém na zona de classificação às semifinais — pelo menos até os duelos de Volta Redonda x Maricá e Nova Iguaçu x Botafogo, na quinta-feira (6). Com 13 pontos, o cruz-maltino está em terceiro e tem 55,9% de probabilidade de avançar, atrás do vice-líder Volta Redonda (81,3%) e do novo líder Flamengo (73,7%).
O Vasco enfrenta o Sampaio Corrêa na segunda-feira (10) pela 9ª rodada e depois se prepara para encerrar a primeira fase com dois clássicos: contra o Flamengo, no dia 15, no Maracanã; e contra o Botafogo, no dia 23, em local a definir. Já no calendário do Fluminense, os próximos três compromissos são no Maracanã: contra o Flamengo, no próximo sábado (8); Nova Iguaçu, no domingo seguinte (16) e Bangu, no dia 23.