A situação de Luca Orellano no Vasco teve novidades nos últimos dias. Após pedir para ser negociado, o meia-atacante não viajou com a delegação para o Uruguai e jogou na estreia do time no Campeonato Carioca. Teve, inclusive, uma boa atuação na quinta-feira e recebeu o carinho dos torcedores, apesar de sua postura. Mas, ao mesmo tempo, começou a receber propostas e pode sair em breve.
Pelo menos cinco clubes conversam com seus representantes e com a SAF neste momento. Dois são da MLS (um deles é o Cincinnati ), um é do México e dois são argentinos (Independiente e Talleres). O desejo do jogador é voltar para sua terra natal, porém, a parte financeira é um empecilho. Afinal, Orellano recebe um salário acima do teto padrão de quase todas as equipes hermanas. Além disso, a prioridade do Vasco é vendê-lo para recuperar o investimento superior a R$ 15 milhões.
Portanto, hoje, é maior a chance de um acerto com um clube norte-americano. Aos 22 anos, o meia-atacante tem mercado, mesmo depois de uma temporada ruim em 2023. Marcou apenas um gol, foi reserva em parte do tempo e sofreu com lesões.
Há esperança de ficar no Vasco?
A informação de quem esteve com o elenco alternativo, no Rio, é de que Orellano treinou muito bem e vem tendo uma atitude bastante profissional. Por isso, o técnico William Batista, alçado do sub-20 para comandar o time nas primeiras rodadas, não teve dúvidas ao escalá-lo contra o Boavista, em São Januário. Logo no início da partida, ele cobrou a falta que originou o gol de Capasso.
O companheiro argentino, aliás, tem sido importante nesse período. Os dois se tornaram muito amigos, e o zagueiro é uma espécie de conselheiro de Orellano. Não está descartada, assim, a permanência do meia-atacante. A direção e a comissão técnica planejam ter um novo papo com ele na semana que vem, caso as negociações não avancem.
Sem Gabriel Pec, vendido para o LA Galaxy-EUA, o Cruz-Maltino segue no mercado para achar pontas de qualidade. Adson e David chegaram, e o argentino também seria uma alternativa importante.