Futebol

ACHEI: Elinton se livra do fantasma dos 7 a 2 e vira ídolo na Romênia

O dia 27 de julho de 2005 vai ficar marcado para sempre na memória do goleiro Elinton. Nesta data, ele vestia a camisa 1 do Vasco na goleada de 7 a 2 que o time sofreu para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro daquela temporada. Pouco mais de três anos depois, o fantasma dos sete gols já não assusta mais. Elinton virou ídolo no Rapid Bucareste, da Romênia, e passou a ser chamado de Andrade.

- O meu nome era muito difícil para os romenos falarem. Eles começaram a me chamar de Andrade, que é o meu último nome, e agora eu sou conhecido desta forma - explica o goleiro, que joga com a camisa 99 no Rapid.

Mas os primeiros momentos depois da goleada por 7 a 2 ainda são lembrados pelo goleiro. Elinton acredita que não se queimou naquela partida e que muitas defesas que estão no seu DVD foram tiradas daquele confronto.

- Não me queimei nesse jogo. Era para ter sido de 15. Eu fiz boas defesas e a maioria delas está no meu DVD. É horrível sair de campo com sete gols na cabeça, mas todo mundo errou naquele dia. O time estava horroroso, e o que o Renato Gaúcho falou depois do jogo eu concordo. Qualquer um faria gol, inclusive uma mulher grávida. Nada dava certo. - afirma Elinton, que continua:

- Não parava de escutar zoações sobre essa goleada. Fui jogar no Moto Club, do Maranhão, e lá também ficavam falando sobre isso. Mas só os guerreiros sobrevivem, e eu sobrevivi. Minha vida sempre foi assim. Muitos goleiros já tomaram vários gols. Marcos e Julio César, os dois contra o Vitória, já passaram por isso.

Com 29 anos, o goleiro está há um ano e cinco meses na Romênia. Na temporada passada, o time terminou em terceiro lugar, com o Cluj sendo campeão. Elinton disputou 15 jogos como titular e barrou o titular da seleção romena, Danuti Comam, durante a competição. Na atual temporada, com o fim do primeiro turno, o Rapid está em quinto lugar, a sete pontos do líder.

- Fui eleito o melhor goleiro do primeiro turno e foi uma surpresa. Estou fazendo um bom trabalho, mas não esperava todo esse reconhecimento tão cedo. Já dou autógrafo quando saio nas ruas e isso para um profissional é bom demais. Tenho contrato ate 2011 e estou acostumado com a Romênia. Já falo um pouco a língua deles e aprendi no dia a dia, sem aulas ou professores. Leio jornais e sites sobre as notícias do clube. As minhas primeiras palavras foram sai time, volta time e adianta, para orientar a defesa - diz o goleiro.

A adaptação de Elinton, ou Andrade, na Romênia foi facilitada pelo fato de o time contar com muitos jogadores que falam a língua portuguesa.

- Tenho como companheiros de time o Cláudio Pitbull, o Júlio César, ex-Fluminense, Juliano, ex-Paulista de Jundiaí, Daniel Paulista, ex-Sport, e mais três jogadores portugueses além do treinador. Assim fica fácil se comunicar dentro e fora de campo.

Fonte: ge
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150