Mais uma vez Vasco e Palmeiras terão a oportunidade de disputar um jogo decisivo. A competição desta vez é a Copa Sul-Americana, mas, apesar de ainda distante (começa apenas em 30 de julho), o Verdão já leva uma certa vantagem se forem analisados os confrontos entre as equipes em jogos decisivos.
De cinco disputas importantes, o Palmeiras levou vantagem em três e foi derrotado em duas. Curiosamente, o Vasco esteve no caminho do Palmeiras em duas das principais conquistas do time paulista.
A primeira foi em 1951, na Copa Rio, torneio que o Palmeiras solicitou a entidade máxima do futebol, a Fifa, que fosse reconhecido como Campeão Mundial de clubes. Depois de passar pelos cariocas na semifinal, o Palmeiras venceu a Juventus, da Itália, na final e sagrou-se campeão.
Outro triunfo em uma competição que o Verdão faturou o título foi em 1999, na Copa Libertadores. Vasco e Palmeiras se encontraram nas oitavas-de-final e depois de empatar em São Paulo por 1 a 1, o Palmeiras foi a São Januário e venceu os anfitriões por 4 a 2. No fim o caneco ficou com os paulistas.
Já em 2000, o título foi diretamente disputado entre as equipes. Com duas vitórias - 2 a 1 e 4 a 0 - nos jogos da final do Torneio Rio-São Paulo, o Palmeiras foi campeão da competição. Mas foi naquele mesmo ano que o Palmeiras sofreu uma decepção. Depois de uma vitória para cada lado, o Vasco de forma incrível conseguiu uma virada de 4 a 3, após estar perdendo por 3 a 0, no terceiro jogo da final, e levantou o troféu em pleno Parque Antártica.
Mas não foi apenas esta conquista cruzmaltina sobre o adversário. Em 1997, depois de empatar duas partidas em 0 a 0, os cariocas conquistaram o tricampeonato brasileiro, já que haviam realizado uma campanha melhor que a do Palmeiras.