A situação de Rafael no Vasco segue indefinida e o goleiro pode mesmo se transferir para o Fluminense. Seu vínculo com o clube de São Januário expira em maio e, caso não prorrogue o contrato, o jogador estaria liberado. Informações dão conta de que o camisa 1 já teria um pré-contrato com o Tricolor.
O empresário de Rafael, Helinho, afirmou que o desejo do goleiro é seguir no Vasco e negou qualquer acordo com outro clube, mas não rechaçou a possibilidade de o destino ser as Laranjeiras. De acordo com o agente, o problema em relação ao Cruzmaltino é uma \"incompatibilidade salarial\".
\"Ele não está insatisfeito com nada, não. O interesse é permanecer no Vasco e ele espera que isso se resolva logo. Quando ele voltar da pré-temporada no Espírito Santo (dia 21) voltaremos a conversar. Temos um impasse por causa dos valores propostos inicialmente pelo clube\", disse, complementando.
\"Não posso dizer que ele não vai para o Fluminense. Só o que posso dizer é que não é pré-contrato assinado e que, por enquanto, não há uma proposta oficial de nenhum outro clube\", emendou, em entrevista à Rádio Brasil.
No início de dezembro, o Vasco fez uma proposta de prorrogação de contrato ao goleiro, que aceitou prontamente. Contudo, a negociação foi tratada apenas de forma verbal e não houve um acordo formal. Alguns dias depois, o jogador, orientado por seus representantes, fez uma contraproposta.