Nos 108 anos de existência do Vasco, agosto sempre reservou presentes interessantes. Há muito tempo o mês em que o clube faz aniversário conta com fatos importantes, seja pela conquista de títulos ou por feitos surpreendentes. Como nada é perfeito, o mês também teve momentos ruins para o Vasco.
A Copa Libertadores, maior conquista vascaína em toda a sua história, aconteceu no dia 26 de agosto de 1998, após vitória sobre o Barcelona de Guayaquil, no Equador. No dia seguinte, uma carreta fez a festa pelo Rio. Voltando um pouco mais no tempo, mais precisamente a 1986, o Vasco foi derrotado por 2 a 0 pelo Flamengo na final do Campeonato Estadual. No ano seguinte, veio o troco. Com um gol do apoiador Tita, ainda no primeiro tempo, 114 mil pessoas acompanharam a festa vascaína no Maracanã, também pelo Estadual.
O Guarani, maior rival do Ponte Preta, já sentiu na pele o que é enfrentar o Vasco no seu mês. Em 2001, o Guarani enfrentou o time vascaíno, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, e amargou uma goleada de 7 a 1.