Com duas mudanças em relação ao time que empatou com o Fluminense no último domingo, o Vasco enfrenta hoje o Grêmio, às 21h45, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, em busca de sua terceira vitória fora de casa, neste Brasileiro. Para atingir tal feito, Celso Roth deverá promover a entrada de Alan Kardec ao lado de Leandro Amaral, em substituição a Conca, suspenso. Rubens Júnior também retorna, no lugar de Guilherme.
Apesar da marca pouco expressiva fora de seus domínios, o Vasco não perde há dez jogos, incluindo aí três partidas fora de casa. No entanto, nos dois últimos compromissos, o time não saiu de um empate sem gols contra Sport e Paraná. Contudo, há algumas razões para que o torcedor cruzmaltino acredite na vitória no jogo de hoje.
A última vitória da equipe dirigida por Celso Roth fora do caldeirão de São Januário foi justamente em Porto Alegre, contra o Inter, arqui-rival do Grêmio, em dia de grandes atuações de Leandro Amaral e Alan Kardec, autores dos únicos gols do jogo. O zagueiro Jorge Luiz se lembra bem daquela partida.
A vitória sobre o Internacional é um exemplo para o grupo. Mas sabemos que cada partida tem uma história. Apesar de o empate ser um bom resultado, queremos vencer, ressaltou o capitão do time.
Bonfim é a outra opção de Roth
Se contar mesmo com Kardec, o Vasco reeditará a dupla que decidiu aquela partida. Porém, o treinador também poderá optar por Leandro Bonfim, empurrando, assim, Marcelinho para jogar no ataque com Leandro.
Além disso, apesar da tradicional força da equipe gaúcha em seus domínios, o Vasco saiu vencedor nas duas últimas vezes em que esteve no Olímpico. E em ambas oportunidades com o mesmo placar: 2 a 1. Em 2006, inclusive, o time que entrou em campo era o reserva, já que simultaneamente a equipe disputava as fases finais da Copa do Brasil. No tricolor gaúcho, o técnico Mano Menezes terá reforços importantes. Os laterais Bustos e Anderson, além do meio-campista Sandro, voltam de suspensão e estarão à disposição do comandante. Por outro lado, o paraguaio Gavilán, que disputará um amistoso com sua seleção, não joga. Tuta, com sete gols no campeonato, três deles marcados no último jogo contra o Botafogo, é a principal arma do Grêmio.
GRÊMIO
Saja, Bustos, Léo, William e Anderson (Hidalgo); Eduardo Costa, Sandro Goiano, Tcheco e Diego Souza; Tuta e Marcel
Técnico: Mano Menezes
VASCO
Silvio Luiz, Jorge Luiz, Júlio Santos e Vílson; Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Marcelinho e Rubens Júnior; Leandro Amaral e Alan Kardec (Leandro Bonfim)
Técnico: Celso Roth
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Horário: 21h45
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Maria Eliza Correia Barbosa (SP)
Observador: Alexandre Lourenço Barreto (RS)