Depois da euforia da vitória sobre o São Paulo, a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, domingo, em São Januário, voltou a deixar o Vasco apreensivo a uma rodada do fim do Brasileiro. Ainda ameaçado de rebaixamento, o time viverá uma semana de pressão até a hora de enfrentar o Ceará, em Fortaleza.
Além do resultado ruim contra o Palmeiras, o clube lamentou a vitória do América-MG sobre o Bahia por 1 a 0, que deixou a equipe mineira viva na briga e impediu que o Vasco se salvasse mesmo com a derrota em São Januário.
Até a programação cruz-maltina desta semana ainda está indefinida. Vai depender da finalização da rodada, nesta segunda-feira, com o duelo entre São Paulo e Sport, no Morumbi. Em caso de uma vitória da equipe pernambucana, a situação cruz-maltina fica mais complicada, e, neste caso, é provável que a viagem para a capital cearense seja antecipada.
Até lá, a missão do técnico Alberto Valentim é recuperar o ânimo dos jogadores e conseguir realizar a preparação com tranquilidade. Não será fácil.
- Está todo mundo triste, mas vamos recuperar forças. Temos uma semana cheia. Vamos descansar bem os jogadores e recuperar bem o lado mental para fazer uma semana com tranquilidade e com muita força interior - disse o treinador.
Olho na TV e calculadora na mão
Concorrente direto do Vasco, o Sport fecha nesta segunda-feira a penúltima rodada, contra o São Paulo, no Morumbi. Se os pernambucanos perderem, não conseguem mais ultrapassar a equipe cruz-maltina. Desta forma, a disputa ficaria menos acirrada no último jogo.
Desfalques e improvisação na última rodada
Alberto Valentim corre o risco de ter desfalques para enfrentar o Ceará. Expulso contra o Palmeiras, Pikachu está fora. Desábato e Henrique deixaram o campo com dores na coxa e farão exame nesta segunda-feira. Na lateral-esquerda, como Ramon também está no departamento médico, a tendência é improvisar William Maranhão ou Ricardo, por exemplo.
Na vaga de Desábato, Raul é o favorito para iniciar contra o ex-time.
- Com calma, vamos ver essas três ausências (Pikachu foi expulso) e trabalhar o time para a partida contra o Ceará - disse Valentim.
O elenco do Vasco folga nesta segunda-feira e se reapresenta na terça.