O Vasco segue se preparando para o confronto diante do Figueirense neste sábado, às 18h30(de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Favorito disparado por figurar na zona de classificação da Copa Libertadores, com 44 pontos, o Cruz-maltino adota um discurso humilde em relação a isso. Porém, todos no clube prometem uma postura bem ofensiva em campo diante dos catarinenses, que aparecem na zona de rebaixamento, com 22 pontos.
\"Jogando em casa temos que tomar a iniciativa do confronto, uma vez que a vitória é o único resultado que nos interessa. O respeito ao Figueirense é grande, pois sabemos que eles também têm potencial para ganhar. Porém, vamos buscar desde o início encontrar mecanismo que não permitam que o nosso adversário possa ter oportunidades de vencer\", disse o goleiro Fernando Prass. Uma postura ofensiva também é defendida pelo volante Wendel.
O atacante Alecsandro deixa claro que a postura ofensiva do Vasco nada tem a ver com um possível menosprezo ao adversário.
\"Acredito que o Figueirense vem ao Rio de Janeiro procurando jogar no nosso erro para abrir o placar e ficar mais perto da vitória. Porém, não nos resta outra alternativa que não seja tomar a iniciativa da partida, buscando construir logo a vitória. A partida se desenha muito complicada, já que a responsabilidade é muito maior do nosso lado, já que temos uma campanha melhor e jogaremos com o apoio dos nossos torcedores. Mas tenho convicção de que podemos fazer uma grande exibição, conquistar mais três pontos e seguir firme na luta pelos nossos objetivos dentro deste Campeonato Brasileiro\", afirmou Wendel.
\"Nós respeitamos o Figueirense, sabemos que eles contam com jogadores experientes e de qualidade, que têm condições de tirar o time da situação que se encontra neste Campeonato Brasileiro. Por isso mesmo que precisamos muito tomar a iniciativa da partida e atacar desde o primeiro minuto, para não deixar que o nosso adversário toma as rédeas do confronto. Vamos jogar em casa, empurrado pelos nossos torcedores, e temos que ter o maior controle das ações\", afirmou o atacante.
Para este compromisso o Vasco tem problemas. O zagueiro Renato Silva e o lateral-direito Jonas receberam o terceiro cartão amarelo no empate sem gols contra a Ponte Preta e estão suspensos. Como Douglas está fora de cogitação depois de sofrer estiramento na coxa direita, Fabrício pode ganhar uma nova oportunidade, ao lado de Dedé, embora Rodolpho, recuperado da artroscopia no joelho direito, possa receber sua primeira chance depois de três meses sem disputar uma partida. Para a lateral direita, Marcelo deve optar por Max, uma vez que Auremir, que vinha sendo o titular, segue em recuperação de um problema muscular na coxa direita.
O lateral esquerdo William Mattheus, que sofreu um leve estiramento na coxa esquerda diante da Ponte Preta, é dúvida e será reavaliado no treino desta quinta-feira. Já o atacante equatoriano Tenorio, que foi poupado contra a Macaca por conta de dores na coxa direita, foi liberado e vai a campo. O volante Nilton, que cumpriu suspensão no domingo, é outro que estará à disposição de Marcelo Oliveira.
Na manhã desta quarta-feira os jogadores participaram de um treino tático no CFZ, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, mesmo debaixo de uma forte chuva. O zagueiro Dedé ficou reforçando a musuclatura na academia, mas não preocupa para sábado. Nesta quinta-feira o elenco vai treinar na parte da manhã, em São Januário. Já na sexta-feira à tarde acontecerá um recreativo no CFZ, que vai anteceder ao início do período de concentração para o duelo contra os catarinenses.
Fora de campo o departamento jurídico estuda a melhor maneira de exigir o retorno do meia Diego Souza ao clube. O Cruz-maltino acionou na Fifa o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, que ainda não pagou pelos direitos federativos do jogador, negociado no meio do ano, durante a abertura da janela de transferências internacionais. Os vascaínos moveram uma ação judicial pedindo também indenização e o aumento no valor a ser pago. O acordo entre os dois clubes prevê o parcelamento em três vezes. Apenas a primeira parcela foi paga.