O presidente Eurico Miranda garantiu a manutenção de Alfredo Sampaio no comando do Vasco após a saída de Romário, prevista para o final do Campeonato Carioca. O auxiliar-técnico já estava dirigindo o time interinamente por causa da suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao Baixinho, que foi pego no exame antidoping no final do ano passado.
Sampaio, que já foi presidente da Associação de Técnicos do Rio de Janeiro, tem em seu currículo de treinador o vice-campeonato carioca pelo Madureira em 2006, perdendo a final para o Botafogo. Ano passado ele ajudou a livrar o Avaí-SC do rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro.
O primeiro desafio de Alfredo como técnico oficial será neste fim de semana, contra a Cabofriense, em São Januário, onde o Vasco precisará de um simples empate para garantir a segunda vaga do grupo A para as semifinais do primeiro turno do Campeonato Carioca, já que o Botafogo garantiu a primeira posição do Grupo A com 16 pontos e não pode mais ser alcançado.
"Continuamos na mesma situação de antes, pois vencemos nosso jogo e dependemos da nossa própria força para nos classificarmos. O Vasco vai jogar em casa, mas precisa prestar o máximo de atenção, pois o adversário tem muita qualidade e mostrou isso empatando com o Botafogo no Engenhão", disse Alfredo Sampaio.
Os jogadores, por sua vez, garantem que o novo comandante tem o respaldo do plantel. "Não tenham dúvidas de que o Alfredo Sampaio conta com o respeito de todos nós no Vasco, incluindo os jogadores, e vamos fazer de tudo para ajudá-lo a ganhar o título carioca", afirmou Beto.
Para este jogo, o treinador ainda não sabe se poderá contar com o goleiro Tiago, que foi desfalque de última hora contra a Cabofriense por causa de dores na perna esquerda, que quase o tiraram do clássico contra o Botafogo no último sábado.
Mas o vice-presidente médico do Vasco, Pedro Valente, assegurou que o camisa 1 estará apto para o compromisso do fim de semana, já que foi apenas poupado diante do time de Nova Friburgo.
O elenco se reapresentou nesta quinta-feira, mas apenas para a realização de um trabalho regenerativo. Nesta sexta-feira acontecerá um trabalho tático, que deverá servir de definição para a equipe que vai a campo para enfrentar a Cabofriense.
O Vasco pode até empatar que ficará com a vaga, mas se for derrotado ficará de fora das semifinais, pois será superado pela própria equipe de Cabo Frio. O Madureira, que enfrenta o Botafogo também neste sábado, também tem chances remotas de classificação, mas precisa torcer por uma combinação de resultados para avançar.
"Vamos fazer a nossa parte e garantir a classificação. Dependemos de nossa própria força e isso é o mais importante", disse o meia Beto.