O Boavista está na decisão da Taça Guanabara. Depois de empatar com o Fluminense por 2 a 2 no tempo normal, o time da Região dos Lagos derrotou a equipe tricolor nos pênaltis por 4 a 2 e enfrentará na final o vencedor da partida entre Flamengo e Botafogo, que se enfrentam neste domingo.
Conca e Rodriguinho perderam os pênaltis do Flu. Rafael Moura e Souza converteram as cobranças da equipe. Paulo Rodrigues, Tony, Frontini e Edu Pina marcaram para o Boavista.
O Fluminense fez uma partida muito ruim, com muitos erros de passe e na defesa que acabaram custando caro para a equipe que sonhava em conquistar a Taça Guanabara para se garantir na decisão do Estadual e poder se dedicar à disputa da Libertadores.
A equipe de Muricy Ramalho até abriu o placar. Aos sete minutos, Marquinho, que começou a partida no lugar de Souza, barrado, acertou uma bonita cobrança de falta que bateu no travessão e entrou no gol de Thiago.
Mas quatro minutos depois, numa cobrança de falta ensaiada, Tony acertou um chute forte no ângulo, sem chance para o goleiro Ricardo Berna, e empatou a partida.
O jogo sempre foi equilibrado, mas o Fluminense foi quase fez o segundo numa cobrança de falta de Conca aos 14 minutos. Aos 39, porém, Thiago não conseguiu impedir o gol tricolor numa cobrança de falta ensaiada. Conca colocou na área, Rafael Moura ajeitou de cabeça e Fred, também de cabeça, colocou o Flu na frente. Foi o 49º gol dele com a camisa tricolor.
Apesar da vantagem, Muricy não gostava do futebol apresentado pelo time. E após o intervalo, o Flu ainda voltou sem Fred, que foi tirado de campo porque sentia dores na panturrilha. Souza entrou no seu lugar.
Com apenas um atacante, o time foi dominado pelo Boavista no início da etapa final. Numa bobeada da defesa tricolor, a equipe da Região dos Lagos chegou ao empate aos nove minutos. Leandro Chaves cruzou rasteiro na área, a defesa ficou só olhando, Ricardo Berna não saiu do gol e André Luis completou da pequena área para deixar tudo igual.
Aos 18, o mesmo André Luis quase fez um terceiro num chute forte de fora da área que passou perto do gol de Ricardo Berna. O goleiro tricolor ainda impediria o terceiro num chute de fora da área de Leandro Chaves.
O Flu quase conseguiu a vitória em dois lances com Rafael Moura. No primeiro, o centroavante cabeceou para fora. No segundo, já aos 43, ele tentou de virada, mas Thiago fez a defesa levando o jogo para a disputa de pênaltis.
Nas cobranças, Thiago foi o herói pegando os pênaltis de Conca e Rodriguinho e classificando o Boavista para a primeira decisão de Taça Guanabara de sua história.