Análise do confronto entre Vasco x Fortaleza pelo Brasileiro
Favorito >> Vasco
Para cumprir seu objetivo de vencer para deixar o Z-4 que leva para a Série B, o Vasco precisará tomar muito cuidado com o contra-ataque: o Fortaleza é o time que mais finalizou em contragolpes (60) e já marcou seis gols assim (sétima marca). O Vasco já permitiu 46 dessas finalizações (13ª marca) e levou assim sete gols, quinto pior desempenho no quesito.
O forte do Fortaleza é o volume ofensivo: tem a quinta maior média de finalizações entre os visitantes (12,7), mas a quinta pior eficiência forasteira, um gol a cada 15,2 tentativas. O Vasco é o quarto mandante que menos finaliza (13,2), com a 14ª eficiência caseira, um gol a cada 11,4 tentativas. Mesmo classificado para a final da Sul-Americana, o Fortaleza está com a melhor campanha do returno 76% de pontos conquistados; o Vasco tem a sexta melhor campanha: 52%.
O jogo tem forte potencial para gol a partir de jogada aérea: o Vasco marcou dessa forma oito dos últimos dez gols, e o Fortaleza sofreu assim seis dos últimos nove (e dez). O Fortaleza usou bolas altas para fazer oito dos últimos dez gols (e sete dos últimos oito), mas o Vasco vem controlando bem seu espaço aéreo, com apenas três dos últimos dez gols sofridos dessa forma, mas enfrentará um especialista.