Nesta quarta, o Vasco encara o Goiás pela 8ª rodada da série B do Campeonato Brasileiro. Apesar do futebol não tão vistoso e da irregularidade da equipe, uma vitória coloca o cruzmaltino no G-4 da competição. O que esperar desse confronto? Quais as virtudes e fragilidades do Esmeraldino?
Situação atual:
Apesar da eliminação na 1ª fase da Copa do Brasil para o Boavista-RJ e da fraca campanha no Campeonato Goiano (caiu nas quartas de final para o Atlético), o Goiás tem feito uma boa série B: ocupa a 3ª colocação, com 12 pontos somados em 7 jogos (3 vitórias, 3 empates e uma derrota) e vem figurando no topo da tabela em todas as rodadas até aqui. O momento por lá é bom e a equipe vem dando mostras de que está bastante focada no principal objetivo da temporada: o retorno à elite do futebol brasileiro.
Como joga:
O técnico Pintado tem dado um padrão de jogo para o Esmeraldino. Normalmente, a equipe atua num 4-2-2-2, com uma dupla de ataque bastante perigosa e com dois meias articuladores que trocam bastante de posição durante a partida. Os dois laterais costumam avançar bastante e isso acaba dando bastante trabalho para os volantes, que precisam cobrir constantemente essas subidas. Trata-se de um time ajeitado e com boas peças, principalmente na parte ofensiva.
Pontos fortes:
Algumas características do Goiás são bem marcantes: tem laterais que chegam com qualidade no ataque (Apodi pela direita e Hugo pela esquerda), tem bons finalizadores (Elvis, Luan Dias, Alef Manga, Bruno Mezenga) e tem uma boa bola aérea ofensiva, com dois zagueiros altos que ajudam nesse quesito. O Esmeraldino tem tido volume de jogo em suas partidas e tem sofrido poucos gols (em 7 jogos, foi vazado apenas em 2 partidas).
Pontos fracos:
Apesar de ter uma das melhores defesas da competição até aqui, a equipe alviverde concede oportunidades ao adversário com uma certa frequência. Esse número de gols sofridos é baixo muito por conta do bom goleiro Tadeu, que salvou o time em diversas oportunidades e garantiu pontos importantes ao Verdão da Serra. O Goiás comete erros sucessivos no setor defensivo e deixa muitos espaços com os avanços dos laterais. O grande obstáculo para marcar é, de fato, superar o goleiro.
Destaques:
A dupla de ataque esmeraldina é, com certeza, uma das melhores da competição. Alef Manga, destaque do Campeonato Carioca pelo Volta Redonda, tem se destacado com jogadas pelo lado esquerdo – normalmente leva pro meio e finaliza bem de fora da área, quase sempre levando perigo para a meta adversária. Bruno Mezenga, mais fixo na área, aproveita bem as bolas aéreas e se posiciona bem entre os zagueiros.
Resumindo:
É um duelo de favoritos para o acesso. Se tudo correr bem, ambos devem conseguir uma vaga na série A de 2022. Tem tudo para ser um dos duelos mais pesados da competição. O Vasco tem chances de sair vencedor, já que não tem nenhum bicho papão na série B e até os favoritos oscilam bastante. Mas arrisco dizer que voltar com um pontinho não é necessariamente o pior dos mundos. Certo é que a bola que tem sido apresentada até aqui dificilmente será suficiente para derrotar o Goiás fora de casa.