O futebol não permite erros e o Vasco repetiu os mesmos de sempre, não tinha como o resultado ser diferente. Passa ano e saí ano e a torcida com razão, reclama das mesmas coisas, o time é desequilibrado e sem intensidade. Inicialmente o técnico sempre acaba levando a culpa. (+)
Com o passar dos meses, fica perceptível o erro na montagem do elenco. O fato de não ter grana para grandes investimentos, não pode servir como muleta. As temporadas mostram clubes menores fazendo mais com o mesmo pouco. A busca por característica de jogadores é TRABALHO (+)
E no Vasco trabalham mal no futebol faz tempo. O elenco é desequilibrado, está dividido entre uma parcela da base sem experiência e outra experiente até demais, vivendo momentos específicos da carreira que o impedem de competir como deveriam em um campeonato que pede isso.
Aparentemente, a psicologia e a fisiologia do clube também não conseguem resolver os problemas. Os scouts, se trabalham, falta autonomia. O Alexandre Pássaro fez o diagnóstico correto em fev, mas errou na parte mais importante, que foi na resolução da própria ideia. (+)
O tal dos contratos por produtividade envelheceram mal, pela fase, eles até impedem prejuízos de curto prazo, mas com o NÃO ACESSO por causa dos mesmos, o rombo financeiro será irreversível. Fico imaginando a quantidade de jogadores úteis que não vieram por causa do modelo (+)
Alguns podem pensar, "mas falar agora é fácil depois que a merda aconteceu..." Mas não, tudo que falei antes e direi agora, repito desde o início do ano: - Só chegou 1 zagueiro ao elenco mesmo vindo de um ano pífio na posição. - O "modelo" de 2009 precisava ser repetido... (+)
- Falta uma referência no meio de campo, tal como era Nenê, C. Alberto, Douglas. - O mercado pós estadual era o mais importante, além de se reforçar, impedia que os outros fizessem, pois é onde os times da Série B se moldam para o campeonato. - A base não vai assumir responsa (+)
- O insucesso do estadual foi a pequena amostra da temp. Mas olha, isso não quer dizer que sou o sabichão e dono da verdade. Apesar de nunca ter 'passado pano' para os erros, não esqueço que lá atrás nas eleições em nov, eu apoiei a Diretoria que FALHOU no mais importante. (+)
E o futuro? As entrevistas do Lisca e do Andrey, dão um choque necessário sobre o que o clube precisa fazer para tentar reverter a situação. Mas agora o tempo é mais curto e a pressão sobre tudo será maior... Se acredito? Hoje, é indiferente falar. O que vai mudar é o trabalho.
E trabalhar esse elenco é começar a diminuir os erros para voltar a competir. Teremos semanas cheias de treinamento nas próximas rodadas. Talvez algumas possibilidades de contratações na janela. E o principal, o Lisca Doido precisa utilizar atletas com mais capacidade física.