ANÁLISE - MAURÍCIO SOUZA
O Vasco anunciou nesta semana o técnico Maurício Souza, mesmo com a enorme rejeição da torcida. Vencedor na base, Mauricinho terá sua primeira experiência no profissional. A partir de agora, buscaremos entender como o treinador pensa e executa o jogo.
PRESSÃO
Roubar a bola ainda no campo de ataque parece ser uma estratégia inegociável para o novo comandante cruzmaltino. Geralmente um dos volantes salta a linha e se alia aos meias, mas, excepcionalmente, um dos extremos se junta ao centroavante.
PRESSÃO
A pressão alta não foi adotada apenas contra times bem inferiores tecnicamente. Nota-se que, a partir dela, oportunidades de gols foram criadas. Em alguns casos, podemos observar até mesmo 8 atletas ocupando o campo de defesa adversário.
SISTEMA DEFENSIVO
Geralmente, Mauricio Souza organiza o sistema defensivo em bloco médio, com a linha de zagueiros mais alta. Embora o esquema base adotado seja o 4-2-3-1, suas equipes costumam se organizar no 4-4-2 na fase defensiva.
SISTEMA DEFENSIVO
Em alguns momentos do jogo, podemos observar o sistema defensivo postado em bloco mais baixo, inclusive com uma linha de 5. Há, portanto, um repertório interessante em organização defensiva.