Imprensa

Análise: 'VAR e bola parada tornam derrota dolorida'

Em meio à dura empreitada de tentar sair da zona de rebaixamento (está a quatro pontos do Bahia, primeiro fora do Z4), o Vasco teve ontem um de uma série de outros desafios que seu calendário no segundo turno impõe. A derrota por 1 a 0 para um Palmeiras naturalmente superior, em golaço de falta de Raphael Veiga, dói no time de Ramón Díaz pelos momentos de equilíbrio e pelo gol de Paulinho anulado no primeiro tempo, quando o jogo estava empatado.

Após o jogo, o cruz-maltino prometeu ir à CBF apresentar reclamação formal contra a arbitragem da partida. Em longa checagem no primeiro momento da jogada que terminou com o gol de Paulinho, o árbitro Wilton Pereira Sampaio anulou marcando impedimento de Vegetti. O centroavante encobriu Weverton de cabeça, a defesa do Palmeiras afastou e Paulinho acertou lindo chute na segunda bola.

“O equívoco da arbitragem influenciou diretamente no andamento do jogo e, consequentemente, em seu resultado”, disse o clube, em comunicado.

Para o ex-árbitro e comentarista de arbitragem Paulo César de Oliveira, o gol foi mal anulado.

— A partir do momento que Richard Ríos afastou a bola deu início a uma nova jogada. Tudo que aconteceu antes, o impedimento de Vegetti, deve ser desconsiderado. Portanto, o gol do Paulinho foi legal — disse PC ao ge e SporTV.

O gol do Palmeiras saiu em lance de muita qualidade de Veiga, que acertou uma cobrança de falta perfeita na “bochecha” da rede à esquerda de Léo Jardim, que sofreu o gol em seu próprio canto, mas pouco poderia fazer. A falta cometida por Zé Gabriel que originou o gol veio em momento de pressão alviverde, que chegou sucessivas vezes à área do Vasco no início do segundo tempo.

Antes, na primeira etapa, o Vasco equilibrou a partida. Sofreu pressão inicial e natural dos donos da casa (Rony quase marcou um golaço, evitado por Léo Jardim), que só perderam uma partida no Allianz neste Brasileiro, para o líder Botafogo. Aos poucos, o time de Ramón Díaz conseguiu controlar o ritmo de jogo. Vegetti, bem nas jogadas de ligação direta, jogo aéreo e trabalho de pivô, voltou a fazer boa dupla com Piton. Paulinho foi outro a se destacar.

Mesmo com o desgaste de um problema no avião particular do time que fez com o elenco só retornasse ao Brasil dois dias depois da goleada por 4 a 0 sobre o Deportivo Pereira-COL (na última quarta-feira), pelas quartas da Libertadores, o técnico Abel Ferreira escalou equipe titular. Richard Ríos substituiu Zé Rafael, suspenso, e levou muito perigo pelo meio.

O cruz-maltino, por sua vez, entrou com o experiente Maicon no lugar do suspenso Léo. Serginho, autor do gol da vitória sobre o Atlético-MG no domingo passado, foi mantido no time titular. Orellano e Alex Teixeira, que entraram no segundo tempo, não conseguiram reverter o baque do gol sofrido.

A rodada ao menos foi boa para o cruz-maltino. Além do empate entre Goiás e Corinthians, no sábado, Santos e Bahia (próximo adversário, na Arena Fonte Nova), concorrentes diretos pela saída da zona de rebaixamento, perderam, assim como o Coritiba, que vem logo atrás.

O Vasco tem um jogo a menos, contra o América-MG, remarcado para o próximo dia 18.

Fonte: Agência O Globo
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Internacional Internacional 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,98%)
Empates 17 (28,81%)
Derrotas 19 (32,20%)
Total 59
Gols
Marcados 75 (49,67%)
Sofrido 76 (50,33%)
Total 151
Saldo -1
Cartões
Amarelos 148 (91,93%)
Vermelhos 13 (8,07%)
Total 161