Futebol

Análise: Vasco é pragmático e conquista os 3 pontos

A Série B é uma competição tão equilibrada (e nem vou entrar no mérito qualitativo) que as oscilações fazem com que o Vasco, mesmo sem apresenta. 

É verdade: o Vasco terminou o jogo contra o Sampaio Corrêia, em São Januário, com apenas 30% de posse de bola. Para muitos, algo assustador pela grandeza do Cruz-Maltino. E até entendo o espanto inicial, só não concordo, principalmente quando um contexto é ignorado e, sendo o mais pragmático possível, os três pontos foram somados mais uma vez.

A palavra domínio é algo extremamente relativo dentro do futebol. O Sampaio, terceiro colocado da Série B e melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos em 10 jogos, teve a bola e só conseguiu finalizar três vezes no gol do Vasco. Com perigo, de fato, apenas uma em bela defesa de Vanderlei. Enquanto isso o time da casa, jogando de forma reativa e se apoiando no placar construído logo no início do jogo, continuou criando oportunidades claras de gol e poderia ter ido para o segundo tempo com 2 ou 3 a 0 no placar sem o mínimo exagero. Esse foi o primeiro tempo do jogo. Domínio do Vasco. E não se trata de posse, mas sim do quanto seu plano de jogo é respeitado e efetivo. Foi.

No segundo tempo vimos o plano se misturar com a falta de criatividade e um apoio no resultado, mesmo que magro, já construído. O Vasco foi insuficiente no aspecto ofensivo e se limitou. O que não quer dizer que só vimos situações negativas. Ser pressionado a todo tempo e ter que manter o nível de concentração altíssimo a todo instante foi algo positivo na defesa do time de Marcelo Cabo. Algo que faz o Gigante da Colina chegar a 10 jogos e 10 gols sofridos, uma média longe de ser maravilhosa, mas que vem melhorando com o tempo.

É lógico que está longe de ser o futebol vistoso que parte da torcida espera. Mas, sendo bem sincero, dos males, esse é o menor. A Série B é uma competição tão equilibrada (e nem vou entrar no mérito qualitativo) que as oscilações fazem com que o Vasco, mesmo sem apresentar um grande jogo na competição, esteja na quinta posição com vitórias em cima de CRB e Sampaio Correia, ambos figurantes no G4. Agora terá Coritiba e Náutico pela frente, que completam os quatro primeiros colocados. Será um grande teste para um time que não flerta com a beleza, mas vem sendo eficiente no que se propõe a fazer. 2021 é ano de subir. O caminho, florido ou não, está sendo trilhado.

Fonte: Jogada 10
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Fortaleza Fortaleza 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Domingo, 01/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (39,66%)
Empates 17 (29,31%)
Derrotas 18 (31,03%)
Total 58
Gols
Marcados 75 (50,00%)
Sofrido 75 (50,00%)
Total 150
Saldo 0
Cartões
Amarelos 147 (91,88%)
Vermelhos 13 (8,13%)
Total 160