No embalo da declaração de Ramón Díaz, que bateu na mesa na entrevista coletiva no domingo e garantiu que "o Vasco não vai cair", o ge levantou os números da equipe sob o comando do treinador argentino para saber se será possível ou não escapar do rebaixamento com o aproveitamento atual.
Para garantir-se na elite, os clubes precisam buscar o "número mágico" de 45 pontos. De acordo com estudos da Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade de rebaixamento com essa pontuação é menor que 3%. No entanto, também são grandes as chances de escapar a partir dos 42 pontos - no ano passado, o Cuiabá se livrou com 41, por exemplo.
O Vasco (que tem um jogo a menos) no momento está em 18º lugar com 17 pontos. Tomando como referência o corte de 45 pontos, o clube teria que somar 28 dos 51 pontos que ainda estão em disputa para permanecer na Série A. Um aproveitamento de 54,9%, portanto.
Ramón chegou em julho e comandou o Vasco em sete jogos do Brasileirão, da partida contra o Athletico (16ª rodada) em diante.
O aproveitamento de 38,1% com Ramón é melhor do que os 21,4% anteriores à sua chegada. Sob a batuta dele, o Vasco saiu da lanterna do Brasileirão e atualmente está a cinco pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é o Bahia. Mas ainda não seriam suficientes para alcançar os 45.
- Uma mensagem para todo mundo e para a torcida do Vasco: o Vasco não vai cair, vamos lutar. Façam o que façam, o Vasco não vai cair. Vamos lutar até o fim - cravou o comandante depois do empate com o Bahia, no domingo.
Nos últimos cinco jogos...
... o aproveitamento do Vasco melhorou consideravelmente. A vitória sobre o Grêmio (18ª) marcou a estreia de Vegetti, autor do único gol da partida. Também foi a primeira vez de Paulinho e Praxedes atuando juntos no meio- campo e de Medel como zagueiro. Essa pode ser considerada a espinha dorsal da atual equipe.
O Vasco nos últimos cinco jogos:
Isso representa um aproveitamento de 53,3%, praticamente o que o clube precisa para atingir o "número mágico" de 45 pontos e superior ao que é necessário para chegar aos 42, corte que reduz o risco de rebaixamento de maneira drástica.
Nas próximas quatro rodadas, o Vasco terá três confrontos contra clubes que brigam na parte debaixo: pega Santos (17º), Coritiba (20º) e faz o jogo adiado com o América Mineiro (19º).