Imprensa

Análise: Vasco precisa mostrar que tem plano de voo para a Série B

A derrota para o Fluminense era esperada, não serve para determinar nada a respeito do Vasco, faltando pouco mais de um mês para a estreia na Série B. Os últimos jogos sim, trazem um questionamento importante para a competição que realmente importa no ano: qual é o plano de voo do cruz-maltino para retornar à primeira divisão?

Ele ainda não ficou claro. Qual é a virtude que o Vasco pretende explorar para vencer as partidas e somar os pontos necessários. É a solidez defensiva? É um jogo mais físico? É a saída rápida no contra-ataque? Atualmente, o jogo do Vasco se baseia no meia Nenê. Quando ele consegue jogar, o Vasco tem uma brisa de inspiração. Quando não, é um deserto de ideias.

A falta de opções no elenco é um problema evidente, que só deve ser remediado com a entrada dos R$ 70 milhões da 777 Partners. Mas ainda assim, com outras despesas que o Vasco precisa quitar com esse montante, não haverá essa fartura toda para contratar reforços. O Vasco precisará ser cirúrgico. Mais do que isso, o Vasco precisará ter uma ideia de jogo consolidada, uma proposta clara para quando receber esses jogadores.

Não é permitido para o Vasco esperar apenas a janela do meio de ano, quando poderá contratar reforços, para encontrar uma identidade, uma ideia do que é preciso fazer para vencer os jogos. A Série B começa em abril. Quando junho chegar, o time estará já caminhando para o final do primeiro turno da competição.

Está meio óbvio que o Vasco de Zé Ricardo não vai jogar com a bola em 2022. Isso não é um problema a partir do momento em que o time souber exatamente o que fazer com ela quando a tiver. A falta de jogadas pelas laterais é um problema que pode ser remediado com a insistência em Riquelme. Ou então com mais treinos e jogos com um esquema de três zagueiros, transformando assim os laterais em alas.

Raniel vive boa fase, mas é preciso que a bola chegue até ele. Nenê é capaz de desequilibrar na bola parada ou perto da área, mas não consegue jogar com intensidade para recompor na marcação, o que obriga o Vasco a ter mais jogadores que compensem essa carência do camisa 10.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Fortaleza Fortaleza 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Domingo, 01/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (39,66%)
Empates 17 (29,31%)
Derrotas 18 (31,03%)
Total 58
Gols
Marcados 75 (50,00%)
Sofrido 75 (50,00%)
Total 150
Saldo 0
Cartões
Amarelos 147 (91,88%)
Vermelhos 13 (8,13%)
Total 160