Imprensa

Análise: Vasco vive rotinas positivas e negativas na vitória contra o Sport

O que o Vasco tem de melhor e de pior neste momento? A resposta da indagação foi vista em síntese nos quase 100 minutos de futebol diante do Sport, na noite deste sábado, em São Januário. Um time com o lado esquerdo muito forte, Coutinho em bom nível, e Vegetti na melhor temporada da sua vida. Mas ao mesmo tempo, com muita dificuldade de manter a regularidade dentro do mesmo jogo.

Carille destaca resposta 'muito boa' após cobrança interna no Vasco Loading official content
Carille destaca resposta 'muito boa' após cobrança interna no Vasco
Treinador destacou comportamento da equipe diante do Flamengo, em partida que terminou empatada no Maracanã, pelo Brasileirão.
0 seconds of 40 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Vasco finaliza preparação para clássico no Maracanã
01:27
00:00
00:40
00:40
 
Continue assistindo
Veja mais vídeos sobre Vasco da Gama no OneFootball

O Sport lamenta mais uma derrota que poderia ter outro desfecho neste Brasileirão. Conseguia ter mais controle das ações até levar o primeiro gol, e reclama de falta de Vegetti em cima de Lucas Cunha no lance que ampliou a vantagem do Gigante da Colina. Faltou, porém, mais capacidade de definição ao Leão.

Rayan foi a outra boa notícia do Vasco. Entrou e precisou de apenas quatro minutos para marcar o gol que sacramentou a vitória dos donos da casa. Foi o terceiro dele na temporada. Só está abaixo de Vegetti e Coutinho na tabela de artilheiros do time.

Escalações

Fabio Carille não pôde contar com o zagueiro Lemos. Lucas Freitas o substituiu. O restante da equipe foi o mesmo da última partida pela Copa Sul-Americana. Já Pepa teve os desfalques de Igor Cariús e Dalbert na lateral-esquerda. Chico foi deslocado para a função e Lucas Cunha compôs a zaga com o português João Silva. Pablo seguiu no ataque, na ausência de Gonçalo Paciência.

O jogo

A grande diferença entre Vasco e Sport no 1º tempo foi a contundência e a capacidade de decisão ao se aproximar da área. O rubro-negro fazia um bom jogo dentro de São Januário até levar o primeiro gol. Conseguia subir o bloco de marcação e dificultar os avanços cruzmaltinos, arrefeceu o ânimo da torcida vascaína assim. Trocou passes no campo de ataque e rondou a área, mas criou pouco.

Pablo, antes de ser sacado por lesão aos 40', fez bons pivôs fora da área, participou da troca de passes do Leão, mas não teve a presença necessária entre os zagueiros adversários. Lucas Lima e Barletta flutuavam a partir dos lados, se associavam com Sergio Oliveira, Rivera e Du Queiroz por dentro. Faltava, no entanto, transformar isso em oportunidades de gol.

O Vasco também teve seus méritos ao isolar a área. João Victor e Paulo Henrique venceram duelos importantes diante de um Sport que só foi assustar de fato depois de estar perdendo por 2x0. Chico desperdiçou o lindo passe de Lucas Lima ao bater em cima de Léo Jardim, em um dos raros movimentos de infiltração feitos pelos pernambucanos na área.

Se não teve o mesmo controle do Sport com a bola, o Cruzmaltino foi cirúrgico. Possui jogadores mais agudos, principalmente pelo lado esquerdo. Em dois ataques rápidos pelo setor, o time casa começou a construir sua vantagem.

Primeiro após falta sofrida por Nuno Moreira. Cobrada por Piton na área e concluída por Vegetti para o gol, após participações decisivas de Garré e Coutinho. E depois, em contragolpe puxado por Lucas Piton antes do cruzamento de Nuno Moreira para o centroavante argentino fazer mais um. O Sport reclamou bastante de falta de Vegetti em Lucas Cunha na disputa derradeira do lance.

Apesar da vitória parcial por dois gols de diferença, o Vasco teve dificuldades para manter uma marcação mais agressiva e regular. Permitiu muitos passes ao Sport em seu campo. Já o Leão teve menos poder de marcação e recomposição pelo lado direito de sua defesa, imperdoável contra Piton e Nuno Moreira.

Já com Arthur Sousa no centro do ataque, substituto de Pablo ainda no 1º tempo, o Sport passou a ter mais ''peso'' na área, a empurrar a última linha de defesa do Vasco contra a própria meta. Chico se soltou mais pela esquerda e criou a jogada que terminou em finalização de Barletta no travessão.

O ponta-esquerda do Sport finalizou duas vezes contra a meta de Léo Jardim em cinco minutos de 2º tempo. Era o sinal de quem voltara a dominar as ações. O gol dos visitantes enfim saiu em escanteio cobrado por Sergio Oliveira pela direita, Hugo Moura marcou contra. Vendo sua equipe ser amplamente dominada, Carille tirou Garré e Tchê Tchê para as entrada de Adson e Jair.

O time reagiu! Principalmente com Adson, que assim como Nuno Moreira, buscou trabalhar com Coutinho ao flutuar para a faixa central. O camisa 11 do Vasco voltou a atuar bem, mas saiu cansado para a entrada de Payet na metade do 2º tempo. No Sport, Fabricio Dominguez e Lenny Lobato entraram nos lugares de Du Queiroz e Lucas Lima.

Adson, Lucas Piton e Paulo Henrique deram esperança de que o Vasco poderia marcar o terceiro. Conseguiram finalizar com perigo num intervalo de dez minutos. Payet participou mais do que nas últimas partidas em que foi utilizado. Enfiou um belo passe em profundidade para Rayan deixar o Vasco mais tranquilo na reta final do jogo. O jovem atacante bateu na saída de Caíque e ampliou.

Rayan havia entrado apenas quatro minutos antes de marcar o seu gol. O Sport terminou a partida com Barletta na lateral-esquerda e Romarinho na linha de frente com Lenny Lobato e Arthur Sousa. O time manteve-se agressivo, mas com muita dificuldade de converter esse cenário em finalizações precisas. João Victor e Lucas Freitas se desdobraram para proteger a área e cortaram bolas perigosas.

Fonte: Blog do Rodrigo Coutinho - ge
  • Sábado, 19/04/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Flamengo Flamengo 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Terça-feira, 22/04/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Lanús Lanús
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/04/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Parque do Sabiá
  • Quinta-feira, 01/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Copa do Brasil Estádio Germano Krüger
  • Domingo, 04/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Quarta-feira, 07/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Puerto Cabello Puerto Cabello
    Copa Sul-Americana Estadio Misael Delgado
Artilheiro
Pablo Vegetti 14
Jogos
Vitórias 9 (40,91%)
Empates 7 (31,82%)
Derrotas 6 (27,27%)
Total 22
Gols
Marcados 30 (57,69%)
Sofrido 22 (42,31%)
Total 52
Saldo 8
Cartões
Amarelos 51 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 51