Na última quarta-feira, o Vasco não pôs fim ao seu calvário no Campeonato Brasileiro, ao ser derrotado pelo Vitória, de virada, por 2 a 1. Porém, conseguiu, ao menos, encerrar o jejum de quatro jogos sem gols de seus centroavantes com o tento marcado por André, que abriu o placar do jogo.
Se, por um lado, o camisa 9 chegou ao seu nono gol no Nacional, seguindo na briga pela artilharia da competição mesmo debaixo de críticas de boa parte da torcida cruz-maltina, por outro, o atacante lidera um outro ranking bastante negativo do Brasileirão. Com o impedimento apontado contra o jogador na derrota por 2 a 1 para o time baiano, André tem agora 19 foras de jogo marcados, ficando à frente de Luís Fabiano, do São Paulo, vice-líder com 18.
Porém, os números do quesito são ainda mais ingratos para o Vasco se analisados por outro prisma. Levada em conta a média de minutos para cada impedimento anotado, o líder disparado passa a ser outro cruz-maltino, o equatoriano Tenorio.
Perseguido nos últimos jogos pelos vascaínos justamente pela quantidade de impedimentos, o Demolidor esteve sem condições de jogo em 15 oportunidades neste Campeonato Brasileiro, o que lhe rende a oitava posição no ranking geral. Porém, reserva durante boa parte do torneio, Tenorio esteve em campo por apenas 515 minutos, totalizando um impedimento a cada 34 minutos.
Por sua vez, o companheiro André, que já disputou 1368 minutos neste Brasileirão, tem média de um impedimento a cada 72 minutos, lhe rendendo apenas a quarta posição na lista com base no tempo em campo. À frente do artilheiro do Vasco ainda aparecem Fernandão, do Bahia (66 minutos por impedimento) e Luís Fabiano (71 minutos).
Na contramão de Tenorio e os demais líderes do ranking de impedimentos está o atacante Rafael Marques, do Botafogo. Quinto colocado no geral, com 16 impedimentos, o alvinegro permaneceu em campo por 1936 minutos no Brasileiro, ficando com média de 121 minutos por cada fora de jogo, menos de uma marcação por jogo.
Neste domingo, o Vasco, na 17ª posição no Campeonato Brasileiro, enfrenta o Atlético-MG, no Independência. Com os direitos federativos atrelados ao Galo, André não poderá entrar em campo, abrindo caminho para Tenorio, que precisa controlar seus impedimentos para o Cruz-maltino ver novamente um centroavante balançando as redes.