Em nota oficial emitida na manhã de ontem, a diretoria do Vasco confirmou a saída do volante Souza, que irá defender o Porto (POR) nas próximas quatro temporadas do futebol europeu. Pela negociação, o clube deve embolsar pouco menos de R$ 4 milhões, já que tinha apenas 50% dos direitos econômicos do jogador.
O restante pertencia a Souza e seu agente, Carlos Leite, que evitou que ele tivesse ido embora ainda em 2008.
Na ocasião, o ex-camisa 14 estava prestes a acertar com o Almería (ESP). O Vasco, no entanto, aposta na valorização de Souza e segue com uma pequena parte dos direitos, em caso de futura venda pelo Porto.
Houve uma valorização do jogador nos últimos meses devido ao Mundial Sub-20, despertando o interesses de alguns clubes europeus.
Souza, que já não treinou com o elenco ontem, viajou para Portugal e recebeu dicas de Carlos Alberto, que fez História no clube lusitano.
Fiquei muito feliz com a ida do Souza para o Porto. É um clube maravilhoso, que acolhe muito bem os brasileiros. Tenho certeza de que ele, chegando lá com a estrutura que tem, vai, logo, logo, estar entre os melhores de Portugal e, quem sabe, da Europa disse o capitão, que espera que o dinheiro da venda seja revertido para sua compra, já que a situação ainda está longe de ser definida.
O Vasco vendeu há alguns meses o meia Alex Teixeira e o atacante Alan Kardec. O clube também receberá parte final da grana de Philippe Coutinho, que seguirá para a Inter de Milão (INT). Souza foi alvo de elogios da imprensa portuguesa e da diretoria do Vasco, que o tratou como um jogador correto e demuito futuro. Segundo o vice de futebol, José Hamilton Mandarino, a transação é boa para todas as partes.
Ele se dará bem lá afirmou.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)