Futebol

Antiga dupla vascaína tenta repetir o sucesso no Vitória-BA

Pela quarta vez os destinos de Antônio Lopes e Ramon se cruzam. Com muito sucesso no Vasco, entre 1997 e 1999, a dupla esteve junta em São Januário também em 2003, no Atlético-PR em 2007 e, agora, no Vitória, que ocupa a 15ª posição no Campeonato Brasileiro e está ameaçado pelo rebaixamento. Sintonia e experiência, portanto, não faltam aos dois, já em \"reta final\" de carreira. O técnico foi contratato com o objetivo de salvar o clube baiano da queda para Série B e terá no meia seu escudo dentro de campo.

Animado com a chegada de seu principal mentor, Ramon se derrete em elogios ao Delegado. Segundo ele, a maior virtude de Lopes é a maneira como consegue disciplinar os jogadores, e seu histórico vencedor tem tudo para ser benéfico ao Rubro-Negro.

- Primeiro de tudo, o Lopes é um amigo que fiz no futebol, o carinho é grande. É fácil falar dele, aprendi muito, já que ele foi o treinador que mais me dirigiu na carreira. É disciplinador e cobra muito. Não é à toa que o Vasco teve aquela fase no fim da década de 1990. Foi um trabalho que começou em 1996, como deveria ser no Brasil. Agora é uma situação diferente, precisamos de resultados imediatos. Vamos torcer para nosso encontro dar certo de novo - disse o jogador, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

De fato, a parceria já rendeu os seguintes títulos: Brasileiro de 2007, Carioca de 98, Libertadores de 98 e Rio-São Paulo de 99. Ramon sabe que ter Lopes a seu lado não é exatamente uma garantia de ser titular. Mas, por enquanto, o chefe não parece querer outro armador.

- Ramon é um jogador muito inteligente, e tecnicamente é quase perfeito. A bola parada dele decide os jogos. Não é hora de colocar garotos para jogar, preciso da experiência dele - destacou o treinador, que deu chance a Thiago Humberto, antes esquecido.

Domingo, contra o Grêmio Prudente, será a estreia de Antônio Lopes no Barradão - ele foi para o banco de reservas contra o Goiás com apenas um dia de trabalho. A oportunidade de dar início a uma arrancada contra o lanterna foi citada por Ramon, de 38 anos, que já decretou que a próxima temporada será sua última no futebol.

- Meu contrato vai até o fim deste ano, mas estou focado só em tirar o Vitória dessa. Depois, penso em aonde vou jogar. Mas quero ter mais um ano pela frente e, aí sim, me aposentar.

Apesar de certa intimidade pelo tempo dividido em treinos, concentrações e viagens, o meia não se sente à vontade para brincar com o fato de Lopes ser o treinador mais velho da Série A, com 69 anos, e, mesmo tendo passado por sérios problemas de saúde, ainda seguir na ativa.

- Não posso falar, até porque eu estou com 38, né? (risos) Na minha área, também já poderia ter parado. A verdade é que ele é muito útil ainda, sabe dissso e tem o que passar. É um cara que não se acomodou e sempre pensa em algo mais. Há pouco tempo, se não me engano, falaram o nome dele para Corinthians e São Paulo. Essa foi a melhor escolha para o Vitória - crê Ramon, lembrando que Ricardo Silva voltou a ser auxiliar e dará suporte a Lopes.
 

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Cuiabá Cuiabá 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 22 (40,00%)
Empates 17 (30,91%)
Derrotas 16 (29,09%)
Total 55
Gols
Marcados 72 (51,80%)
Sofrido 67 (48,20%)
Total 139
Saldo 5
Cartões
Amarelos 140 (92,11%)
Vermelhos 12 (7,89%)
Total 152