Na Colina, o clima de “chororô” é proibido. O sentimento de dor causado pela eliminação no Campeonato Carioca é transformado pelo Vasco em motivação para encarar o Criciúma, hoje, às 19h30min (de Brasília), em São Januário, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Para trazer uma nova esperança à combalida torcida vascaína, Antônio Lopes apostará na renovação da equipe, que contará com cinco jogadores revelados nas categorias de base do clube: Vilson, Pablo, Souza, Morais e Alan Kardec.
Entre os pratas-da-casa, Morais, de 23 anos, é o mais experiente e promete comandar os atentos alunos. Depois de Pablo, de 19, que estreou como titular no clássico contra o Fluminense, chegou a vez de Souza. O cabeça-deaacute;rea, de 19 anos, é a nova aposta do clube. Desde os nove anos na Colina, ele acredita
estar preparado para substituir Leandro Bomfim, que, machucado, foi vetado.
– O primeiro passo, que era ser integrado ao grupo profissional, já foi dado. O segundo é ter uma chance. Graças a Deus consegui e agora tenho de provar que tenho condições de ser titular – disse Souza.
A aposta na base promete ser a tônica do Clube da Colina daqui para a frente. Ciente da nova realidade e acostumado a trabalhar com promessas, Antônio Lopes não teme responsabilizar os “meninos da Colina”. A tese ficou evidenciada após a confirmação de que Edmundo ficará no banco de reservas.
Vilson, de 19 anos, é outro que está em alta e não deve mais perder a vaga para Luizão. Na contramão dos cinco titulares, Alex Teixeira, de 18, fica no banco e espera uma nova chance. Apontado como a maior revelação do clube nos últimos anos, o apoiador oscilou nos primeiros meses como profissional, mas continua
sendo a grande aposta do “padrinho” Eurico Miranda.
O capitão Morais, de 23 anos, será o prata-da-casa mais experiente em campo contra o Criciúma.
Garotada
23 anos é a média de idade do time do Vasco que entrará em campo contra o Criciúma.
19 anos é a idade do volante Souza, o caçula do Vasco.
29 anos é a idade de Jonílson, o “tio” da garotada vascaína.
Morais, apoiador
É o mais experiente dos seis que estarão em campo. Serve como ponto de referência e conta com a confiança de Antônio Lopes.
Alan Kardec, atacante
É o artilheiro do Vasco na temporada, com oito gols. É o único centroavante no elenco. Tem como padrinho Eurico Miranda.
Pablo, volante
Apesar do pênalti desperdiçado contra o Fluminense, segue com moral com o treinador e é o novo titular da lateral esquerda.
Vilson, zagueiro
Fez um bom jogo na semifinal da Taça Rio e está se beneficiando do problema no ombro de Luizão. Se manter o nível, pode virar titular.
Souza, volante
É considerado um jogador com potencial. É reserva de Leandro Bomfim, mas pode virar titular no caso do esquema 4-4-2.
Alex Teixeira, atacante
Chegou a ser titular no início do ano, mas caiu de produção e foi barrado. Mesmo assim, é opção forte para o segundo tempo.
Confira bate-bola com Lopes
- Desde sua volta, você tem dado muitas chances à garotada do Vasco. Por quê?
Essa renovação está sendo feita por necessidade, mas também pelo fato de o Vasco realizar um bom trabalho na base. Grandes jogadores estão surgindo e estou atento.
- Contra o Criciúma, o Vasco contará com cinco atletas revelados pelo clube. Você pode aproveitar mais garotos?
Normalmente, o treinador encontra sempre dois, três promessas para aproveitar. Nos juniores do Vasco há pelo menos oito, dez destaques. Mas sempre procuro mesclar os jogadores experientes com os mais jovens.