O Vasco foi derrotado por 1 a 0 pelo Cruzeiro, na noite deste domingo (08/06), no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Aos 25 minutos do segundo tempo, a Raposa marcou o seu gol após o árbitro Wilson Souza de Mendonça (PE) assinalar um tiro livre indireto dentro da área, por entender que o goleiro Tiago demorou mais de cinco segundos para repor a bola em jogo.
O técnico Antônio Lopes opina se a arbitragem transformou o jogo em um circo.
"Talvez sim, pela má arbitragem do Wilson. Acho que ele não se comportou bem. Tecnicamente ele não foi bem, na parte disciplinar também. Além de ele ter cometido erros de faltas, acho que o pênalti foi acertadamente marcado. Mas aquela situação daquela falta do Tiago, acho que aquilo não existiu e ele errou redondamente. Ele também deveria ter expulsado o Fabinho, que estava com cartão amarelo e fez uma falta violenta perto do banco, da área técnica. Vimos bem que ele ficou pensando ali, por um determinado tempo, para colocar o jogador para fora. Estava 0 a 0 ainda. O Vasco, com um jogador a mais, poderia ter chegado à vitória. Conseqüentemente, em razão disso, o Vasco foi prejudicado. Ele teve uma influência muito grande no resultado da partida", disse ao repórter Wilson Pimentel, da Rádio Brasil.
O treinador comenta a atuação do Gigante da Colina.
"Muito bem o Vasco. Acho que o Vasco, na parte tática, teve uma atuação excelente, foi um time bem organizado e posicionado, com uma movimentação boa. Tanto assim que, o Cruzeiro, que no seu reduto é quase imbatível - teve uma atuação muito boa contra o Santos e ganhou de 4 a 0 -, quase não criou nada, mercê de uma organização muito boa do Vasco da Gama. Acho que o Cruzeiro teve uma chance de gol no primeiro tempo, aquele cabeceio do Guilherme, ali sim uma chance límpida. O resto foram chutes de fora da área para fora ou que o Tiago defendeu tranqüilamente. E assim se comportou no segundo tempo. Eles não tiveram chance nenhuma de gol. Criamos pouco também, mas tivemos uma boa chance com o Leandro Amaral, que poderia ter feito o gol - no segundo tempo entrou frente a frente ao Fábio. Acho que o Vasco foi muito bem na parte tática, não criou muitas chances de gol - isso é certo também -, mas eles também criaram poucas chances de gol".
O elenco voltará a treinar na tarde desta terça-feira (10/06), no Vasco Barra, visando a partida contra o Náutico, no próximo sábado (14/08), às 18h20min. Caso o Timbu seja punido com a perda de mando de campo, devido aos incidentes contra o Botafogo, o jogo não será realizado no Estádio dos Aflitos, em Recife. O treinador não teme represálias.
"Não. Se tiver represália, tudo bem, estamos aí para enfrentar. O futebol é isso mesmo. Temos que enfrentar corretamente esses obstáculos que possam surgir, se o jogo for em Recife e houver esse tipo de coisas".