O ataque é o setor com mais opções do elenco vascaíno. Nessa temporada, o Vasco já contratou cinco jogadores para posição, contando com Reginaldo, que ainda não foi apresentado oficialmente. Apesar da quantidade de opções, o setor ficou devendo nesse início do Brasileirão. Apenas um gol dos cinco marcados até aqui saiu dos pés de um atacante.
Tenório marcou na vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, na primeira rodada, e desde então os meias vascaínos foram os responsáveis por balançar as redes dos adversários. Alisson, Dakson, Abuda e Carlos Alberto completam a lista vascaína, todos com um gol marcado.
Para o atacante Edmilson, o baixo rendimento do ataque pode ser explicado pelas poucas oportunidades criadas pela equipe vascaína. Evitando criticar os companheiros, ele lamentou as poucas chances que teve para marcar.
Os atacantes tiveram poucas chances, mas é normal, às vezes depende do jogo. E o grupo está se esforçando muito. Contra o Vitória eu marquei, mas o juiz foi infeliz no lance a anulou. Contra o Bahia, o goleiro foi muito bem. Eu estou trabalhando forte e as oportunidades vão aparecer, explicou o jogador.
Ao lado de Tenório, Edmilson é o atacante que mais atuou nesse brasileiro. Foram quatro apresentações, incluindo a partida contra o São Paulo, quando entrou no lugar do equatoriano. Eder Luis foi titular em duas oportunidades e Thiaguinho participou de uma partida.
A principal contratação do Vasco para a temporada, André fez a sua estreia no empate contra o Bahia. O atacante entrou no segundo tempo e quase deixou a sua marca na única oportunidade que teve na partida. Após cruzamento de Alisson, André cabeceou no contra pé do goleiro, mas a bola bateu na trave.
Os outros nomes a disposição do técnico Paulo Autuori são: Leonardo, Thales e Robinho. Do trio de atacantes, apenas Leonardo participou de uma partida oficial na temporada. O Vasco volta a campo, no dia 7 de julho, contra o Internacional em Caxias do Sul.