Desde que estreou pelo Vasco, em setembro do ano passado, Payet teve participação em 29 gols do time. Na segunda-feira, o francês deu passe para Leandrinho cruzar e Pablo Vegetti virar o jogo contra o Athletico-PR. A vitória por 2 a 1 colocou a equipe no G-8 do Brasileirão.
O número corresponde a 61,7% dos gols que o Vasco marcou enquanto o camisa 10 esteve em campo. Com ele jogando, o time anotou 47 gols.
Ao todo, Payet soma quatro gols e nove assistências em 41 jogos pelo Vasco. Mas quando não dá o passe diretamente para o gol, o meia abre caminho para o time balançar as redes. O levantamento de Roberto Maleson, do Espião Estatístico do ge aponta que o francês já deu 16 pré-assistências.
O cálculo de pré-assistências calcula finalizações antes do gol e passes antes da assistência ou rebatida de chute.
Payet foi titular nos últimos cinco jogos do Vasco. Apesar de não ter dado assistência ou marcado gol, o camisa 10 participou de três gols - um no empate contra o Red Bull Bragantino e os outros dois nas vitórias sobre Fluminense e Athletico-PR.
Na segunda-feira, em São Januário, antes da participação no gol de Vegetti, aos 40 minutos do segundo tempo, Payet quase garantiu a virada aos 26. O francês cruzou a bola na área, Thiago Heleno cortou, e Hugo Moura completou para o gol. A arbitragem, no entanto, considerou que Vegetti, em posição irregular, havia atrapalhado o zagueiro do Furacão e anulou o lance.
Apesar dos números positivos, Payet ainda busca a melhor forma física. O último jogo completo do francês foi no dia 21 de maio, contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil. Desde então, ele passou dois períodos lesionado e perdeu 10 partidas. Contra o Athletico, ele foi substituído apenas nos acréscimos.
Ainda em busca da melhor condição física, a tendência é de que Payet reveze com Philippe Coutinho, que se recuperou de lesão após quatro partidas fora. O camisa 11 deve voltar a ser relacionado pelo Vasco na quinta-feira, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, em São Januário.