Nos últimos jogos, o treinador comandou uma espécie de rodízio no time para que pudesse dar chance e observar o elenco. A grande novidade é que alguns jogadores, que outrora mal conseguiam ficar no banco de reservas, ganharam prestígio com o comandante, como o lateral-direito Elsinho, o volante Abuda, o apoiador Dakson e o atacante Thiaguinho. Por outro lado, atletas mais tarimbados, como Carlos Alberto e Tenório, poderão ver o Brasileirão bem longe de São Januário.
O apoiador tem a situação mais complicada. Possuidor de um dos salários mais altos do elenco, terá o vencimento do contrato em 2 de agosto e, para piorar, está envolto em um caso de doping que pode deixá-lo até dois anos fora dos gramados. A forte tendência é a de que ele não renove.
Já o equatoriano é querido pelo elenco e tem poder de liderança. Porém, atravessou uma série de lesões e os empresários dele vivem às turras com a diretoria, já que, até o momento, estão levando um calote de pouco mais de R$ 1 milhão. O destino dele pode ser a LDU.
Atualmente, o grupo vascaíno conta com 29 jogadores, mas aguarda a chegada do apoiador Alisson, do atacante Wellington Paulista e de mais um reforço vindo do Cruzeiro. Paulo Autuori quer enxugar o elenco:
O número não pode ser grande, senão você perde em qualidade nos treinos. Tem de ter um plantel grande em termos técnicos e alguns jogadores com certa polivalência, como o Nei por exemplo.
A equipe ficará de férias durante toda esta semana e voltará aos treinos na próxima segunda. Serão 36 dias sem jogos oficiais.
Treinador quer quatro amistosos
O técnico Paulo Autuori pretende aproveitar o período sem jogos para realizar uma espécie de pré-temporada com os jogadores. A ideia do treinador é a de que aconteçam amistosos.
Nós estamos trabalhando em cima do calendário do Brasil, que não é legal, como sabemos. Iremos fazer amistosos. O último será uma semana antes do Campeonato Brasileiro. A ideia é fazermos quatro amistosos antes do Brasileiro declarou.
O Vasco vem recebendo convites para participar de torneios e deve ficar, ao menos, uma semana fora do Rio de Janeiro.
A prefeitura de Juiz de Fora, em Minas Gerais, já ofereceu instalações ao clube e pode ser uma opção.
Além disso, o Gigante da Colina praticamente já finalizou a participação em um torneio em Belém (PA) que deverá contar com Paysandu, Remo e Flamengo. A data da competição será entre 12 e 14 de junho, durante o período de recesso para a Copa das Confederações.
Ainda há a possibilidade de o Vasco participar de um torneio em Porto Rico, mas as negociações ainda estão em um estágio inicial.