Depois de estrear na Taça Rio com derrota para o Volta Redonda por 1 a 0, em São Januário, o Vasco volta a campo nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Raulino de Oliveira, para enfrentar o Nova Iguaçu. Após o tropeço no primeiro jogo, o discurso dos jogadores é de foco total para não agravar o clima no clube.
A situação não é das melhores porque o Cruz-Maltino vem também de um revés na final da Taça Guanabara para o Botafogo e só a vitória deixará o clima mais ameno.
A ausência de Dedé, que está na seleção brasileira, é uma perda considerável. O próprio técnico Gaúcho lamentou que não poderá contar com o capitão do time.
Na última atividade antes da partida, nesta terça-feira, em São Januário, o treinador fez uma atividade para aprimorar a posse de bola e a marcação sob pressão ao adversário. A ideia é dominar o jogo desde os primeiros minutos para não ser surpreendido.
Lanterna da competição, o Nova Iguaçu já encara a partida como uma final, mesmo a seis rodadas do fim do returno. Com apenas cinco pontos no geral, os jogadores sabem que precisam começar a tirar pontos dos grandes para escapar do rebaixamento. O clima é de confiança na superação, mas a comissão técnica admite a necessidade de trabalho psicológico para evitar uma sequência de maus resultados. No início da semana, o atacante Maycon, artilheiro do time no estadual de 2011, com seis gols, foi recontratado, mas ainda não vai estrear.
O árbitro da partida será Leonardo Garcia Cavaleiro, auxiliado por André Roberto Silveira e Thiago Henrique Farinha. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O jogo terá transmissão ao vivo da Rede Globo para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá, Distrito Federal, além da cidade de Corumbá (MS).
As escalações
Nova Iguaçu: a derrota para o Friburguense, na primeira rodada da Taça Rio, não deve provocar grandes mudanças na equipe. Com poucas opções no elenco, o técnico Leonardo Condé pode repetir a formação, que seria a seguinte: Jefferson; Belarmino, Leonardo, Sílvio e Uallace; Filipe, Léo Salino, Rodrigo Souza e Dieguinho; Talles Cunha e Vinicius.
Vasco: a equipe terá apenas uma mudança em relação à derrota por 1 a 0 para o Volta Redonda. Como Dedé está na Seleção, André Ribeiro fará dupla de zaga com Renato Silva. A provável formação cruz-maltina para esta quarta-feira é Alessandro; Nei, André Ribeiro, Renato Silva e Wendel; Sandro Silva, Pedro Ken, Dakson e Carlos Alberto; Eder Luis e Romário.
Quem está fora
Nova Iguaçu: o atacante Flávio permanece recuperando-se de lesão. Os atacantes Maycon e Sylvestre, recém-contratados, ainda não estão inscritos na Federação de Fiutebol do Rio.
Vasco: o principal desfalque do técnico Gaúcho é Dedé. Yotún também não joga, já que foi convocado para a seleção peruana. Além deles, Tenorio, em recuperação de um problema na panturrilha esquerda, e Leonardo, que está com tendinite no tendão dos dois pés, estão fora. O lateral-esquerdo Thiago Feltri, com dores no joelho esquerdo, também não fica à disposição. Com o joelho operado, o zagueiro Rodolfo ficará um longo período inativo.
Fique de olho
Nova Iguaçu: apesar da má campanha, Dieguinho ainda é aposta na armação das jogadas. Ex-Flamengo, o meia é o mais habilidoso do time e precisa ser decisivo para que o time laranja surpreenda o Vasco.
Vasco: com Dedé fora, Carlos Alberto será o capitão da equipe contra o Nova Iguaçu. O camisa 10 é um dos principais jogadores do time e já marcou três gols na temporada, mesmo número de todo o ano passado.
O que eles disseram
Leonardo Condé, técnico do Nova Iguaçu: \"Ficou claro agora que o Nova Iguaçu vai brigar mesmo nessa parte de baixo da tabela. Cada jogo agora tomou um rumo de decisão. Esse jogo contra o Vasco vai ter cara de decisão para nós. Vamos trabalhar bem a cabeça dos jogadores, recuperar e superar esse resultado ruim e buscar forças para fazer uma boa partida quarta-feira e conseguir um resultado positivo diante do Vasco\".
Gaúcho, técnico do Vasco: \"Temos de ganhar o jogo e não tem como pensarmos diferente. Temos que arriscar e forçar o tempo todo. Passamos duas rodadas sem vencer e esperamos um adversário difícil e que sempre faz jogo duro contra o Vasco. Temos um compromisso com essa vitória\".
Números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Vasco e Nova Iguaçu se enfrentaram apenas quatro vezes na história e a primeira delas aconteceu em 2006, na vitória do Cruz-Maltino por 4 a 2. Foram três vitórias do Vasco e uma do Nova Iguaçu.
* A única vez que o Nova Iguaçu levou a melhor foi jogando no mesmo estádio do jogo desta quarta-feira, no Carioca de 2011. Atuando em Volta Redonda, o time da Baixada levou a melhor e venceu por 3 a 2. Wiliam Barbio, que depois se transferiu para o Vasco, fez o gol da vitória.
* O confronto entre os dois times é sempre promessa de bola na rede. Foram 17 gols em quatro partidas e a média é altíssima, de 4,25 gols por partida. O Gigante da Colina marcou 11, enquanto o Nova Iguaçu fez seis.
Último confronto
Vasco e Nova Iguaçu se enfrentaram pela última vez no dia 15 de abril de 2012, em Moça Bonita, e os cruz-maltinos se deram melhor e venceram por 3 a 1. Os autores dos gols foram Alecsandro, que fez dois, e Romulo. Para o time da baixada, Zambi descontou. Na ocasião, o técnico Cristóvão Borges escalou a equipe com Fernando Prass, Allan, Douglas, Renato Silva eThiago Feltri; Romulo, Juninho Penabucano (Nilton); Eder Luis (Carlos Alberto), Wiliam Barbio (Kim) e Alecsandro. O time do técnico Leonardo Condé foi escalado com Jefferson, Marcelinho, Naylhor, Dirceu e Dieguinho; Luan (Jeferson Silva), Amaral, Filipe Alves (Paulo Henrique) e Chiquinho; Leandrão (Lukian) e Zambi.