Futebol

Após elogios de Germano, Dorival deu chance a Diogo Silva

Primeiros a entrar em campo, últimos a sair. Assim é a rotina dos goleiros nos treinamentos diários no futebol. No Vasco, quem comanda os quatro candidatos - Michel Alves, Alessandro Diogo Silva e Jordi - ao gol há mais de cinco anos é Carlos Germano, ídolo do clube, titular absoluto por quase toda vitoriosa década de 1990. Ao lado do auxiliar e ex-reserva Marcio, Germano, aos 42 anos, teve decisiva influência na maior surpresa da escalação de domingo: Diogo Silva. O goleiro revelado pelo Nova Iguaçu fez a estreia dele em jogos oficiais pelo Vasco, aonde chegou após o Estadual de 2011. O técnico Dorival Junior, assim que assumiu o time, pediu informações sobre Diogo e logo aceitou a sugestão do treinador de goleiros. Para Germano, Diogo Silva já merecia essa chance antes da partida contra o Flamengo.

Se no placar final o resultado foi para se lamentar - a derrota por 1 a 0 para o Flamengo deixou o clube na zona de rebaixamento -, o desempenho do goleiro de 27 anos foi motivo de felicidade. Desde a passagem de Paulo Autuori pelo comando técnico Carlos Germano pedia mais chances para Diogo, inclusive como titular. Com o agora treinador do São Paulo Diogo chegou a participar de dois amistosos esse ano.

- Isso (a chance do Diogo) já vem sendo discutido desde a época do Autuori. O Dorival, assim que chegou, perguntou por ele. Eu disse que ele vinha muito bem, porque ele vem realmente treinando muito bem mesmo. E ele (Dorival) deixou para eu decidir no último dia - contou Carlos Germano, tricampeão Carioca em 1992, 1993, 1994, campeão Brasileiro em 1997 e da Libertadores em 1998, entre outros tantos títulos em São Januário.

Após ouvir os elogios de Germano a Diogo, Dorival disse que ia pensar e então decidiriam quem começava a partida contra o Flamengo. Na primeira passagem de Dorival pelo Vasco, em 2009, o Vasco contratou Tiago, da Portuguesa, mas quem acabou ganhando a vaga foi o até então desconhecido Fernando Prass, que vinha de longos anos em Portugal.

- Disse para o Dorival que o Diogo estava muito bem preparado. Ele é um garoto tranquilo, é muito bom goleiro. Tomara que nele o Vasco possa encontrar um belo profissional, um belo goleiro. Tomara que ele consiga dar sequência a essas oportunidades - disse Germano.

Terceiro goleiro do clube até meses atrás, Diogo Silva era o mais assediado pela imprensa no desembarque do time no aeroporto Santos Dumont. Tímido, mas firme nas respostas, disse que ainda não se imaginou jogando no Maracanã, no próximo domingo, contra o Fluminense e, portanto, permanecendo como titular da equipe.

- Não imaginava nem estrear no Mané Garrincha lindo e lotado daquele jeito, mas Deus surpreende e mais uma vez surpreendeu. Fiquei muito feliz, muito emocionado - disse Diogo, que não se importou em comentar sobre uma possível chegada de Helton.

- Se ele chegar, o Vasco vai ganhar muito. E eu também, porque posso aproveitar para sugar o máximo de um profissional desse nível.

Em pré-temporada com o Porto, Helton é o sonho do Vasco para o gol. Carlos Germano, que não renovou com o Vasco em 2000 e acabou abrindo as portas para Helton se destacar no Vasco, concordou que seria um reforço de peso para o time.

- O Helton é um ídolo vascaíno, um goleiro que foi formado aqui dentro. Um cara que conquistou campeonatos importantes…Mas vamos aguardar, tudo pode acontecer. O Vasco tem que pensar alto. Pensando no Helton, pensa dessa forma - disse Carlos Germano.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 16/10/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbi
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147