Após cumprir gancho de quatro jogos imposto pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Vasco voltará a mandar uma partida na cidade do Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, contra o Santos, pela 33ª rodada.
O Cruzmaltino, no entanto, mandará o confronto longe de São Januário, sua casa. Em busca do apoio da torcida, o time marcou o duelo para o Maracanã, onde espera cerca de 50 mil pessoas. A diretoria do Vasco tentará usar a seu favor o fim do "exílio" experimentado pelo clube até o último sábado, quando venceu o Coritiba por 2 a 1 no Moacyrzão, em Macaé.
Além de trocar São Januário pelo Maracanã, o Cruzmaltino já conversa com o consórcio que administra o estádio para promover uma drástica redução no valor dos ingressos Para atrair o apoio do torcedor, o Vasco deve vender bilhetes por R$ 20, com a meia-entrada a R$ 10.
A expectativa é repetir o fenômeno visto no confronto com o Goiás, no jogo de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil. Na ocasião, o Vasco foi apoiado por 40 mil torcedores e passou perto de avançar às semifinais da competição. A vitória por 3 a 2, no entanto, não foi suficiente para a conquista da vaga.
O aproveitamento do Vasco nestes quatro jogos como mandante fora da cidade do Rio de Janeiro foi relativamente positivo: a equipe venceu três partidas (Internacional, Fluminense e Coritiba) e foi derrotado em apenas uma oportunidade, pelo Goiás.
Na partida com o Coritiba, o Vasco viu a torcida ter papel importante na vitória sobre o Coritiba. Com um apitaço, os torcedores criaram um clima favorável ao Cruzmaltino, que teve um triunfo essencial na estreia de Adilson Batista no comando do time.
"Temos que pensar jogo a jogo, pedir o apoio do torcedor nessa caminhada. Nessa vitória temos que agradecer ao torcedor que compareceu e nos apoiou o tempo todo", disse Adilson após a partida.
O Vasco tem um aproveitamento fraco como mandante neste Campeonato Brasileiro. O clube conquistou apenas 45% dos pontos disputados nas 16 partidas em que teve o mando de campo. O Cruzmaltino aposta que pode começar a mudar esse retrospecto com o apoio de seu torcedor no Maracanã.
Além da provável promoção de ingressos, a torcida do Vasco terá um incentivo extra para apoiar a equipe em seu retorno ao Rio. O Cruzmaltino está próximo de sair da zona de rebaixamento, já que tem o mesmo número de pontos do Fluminense, primeiro time fora da degola.
O clube foi beneficiado pela última rodada, ja que venceu o Coritiba e viu o Fluminense perder para o Flamengo no Maracanã. Hoje, o Tricolor só está na frente do Vasco na tabela por conta do saldo. O time de São Januário tem três gols a menos neste quesito.