O dia 12 de agosto de 2012 ficou marcado para a temporada do futebol brasileiro com o duelo entre Atlético-MG e Vasco, no Independência, no qual reunia, ainda na 16ª rodada, dois dos três principais candidatos ao título do Brasileirão naquela altura. Mas, a repetição do embate, neste domingo, um ano e um mês depois, mostra como as equipes fazem campanhas bem inferiores às do ano que se passou.
- Foi jogão, aquele, gol do Jô de cabeça, os dois times na parte de cima da tabela, este jogo agora vai ser outro jogão, a gente tem de ter respeito com o Vasco, muita aplicação, não vamos ter facilidade - lembrou o técnico Cuca.
Atualmente na 18ª colocação, com apenas 24 pontos, o time carioca viaja para Belo Horizonte também pressionado pela vitória ou, no mínimo, arrancar um empate. E o técnico Dorival Junior ainda possui algumas dúvidas na escalação do Cruz-Maltino, como a presença em campo de Willie ou Marlone.
Já o Galo era o líder daquela 16ª rodada e tinha no Vasco o segundo pior rival. A diferença dos times na tabela era de apenas um ponto (35 x 34). Hoje, 12º colocado com 28 pontos, o time mineiro ainda tem um jogo a menos e vai atrás de algo que não conseguiu em 2012: o título do segundo turno do Brasileirão.