Em busca de jovens revelações do futebol brasileiro, o Vasco da Gama, através de seus representantes, vai até Alagoas nos dias 13, 14 e 15 de setembro para realizar uma peneira. Pelo menos é essa a versão de Daivid Bezerra, membro da empresa FC10, que está organizando o evento.
Segundo Bezerra, além da presença do ex-jogador e ídolo da torcida cruzmaltina Mauro Galvão, o Vasco vai enviar um olheiro para observar e analisar os jovens atletas.
- O Vasco e a nossa empresa fizeram uma parceria e vamos realizar o evento em Maceió e Arapiraca. Estarão presentes um olheiro vascaíno e o Mauro Galvão, que vai ajudar na divulgação da imagem do evento - explicou.
De acordo com Bezerra, a peneira do Vasco será realizada em Maceió nos dias 13 e 15 de setembro, no colégio Marista. Já em Arapiraca, o campo da Casal vai abrigar os testes no dia 14. Serão avaliados atletas de 11 a 17 anos. Os que nasceram nos anos de 2000, 2001 e 2002 serão testados no horário de 8h às 12h. Enquanto os nascidos em 1996, 1997, 1998 e 1999 vão a campo das 13h às 17h.
- Está programada a realização de 15 jogos por dia. Para se inscrever na peneira é preciso dar um quilo de alimento não perecível e apresentar o atestado médico - disse.
Segundo Bezerra, caso algum jogador se destaque nos testes, a empresa viabiliza a ida do mesmo para o Vasco da Gama, onde passará por avaliações durante uma semana. Se o desempenho do atleta agradar os responsáveis pela base do Alvinegro, o jogador fica no clube. Porém, se o jovem futebolista tiver potencial mas o Gigante da Colina não tiver interesse imediato no atleta, ainda há um processo de monitoração.
- Se o clube disser que o jogador é bom, mas não pretende utilizá-lo agora, a gente faz um trabalho à parte. Cuidamos do atleta, realizamos treinamentos específicos de fundamentos. O Vasco monitora o jogador e se quiser reaproveitá-lo nos próximos meses, entra em contato conosco - falou.
Santos
Esta não é a primeira peneira administrada pela empresa FC10 em Alagoas. No final de 2012, em parceria com o Santos, a empresa realizou um 'peneirão' em Maceió. Na ocasião, o clube paulista enviou Roberto Antonio dos Santos, o Betinho, responsável por descobrir talentos como os craques Robinho e Neymar.
- O craque já nasce craque, e isso é inato no jogador talentoso, ele já vem com aquilo. Você olha para o Neymar e logo vê a agilidade, a ginga, o balanço... Aqui também eu vejo a ginga, em Maceió tem isso; se você colocar um som, você observa a mexida do menino. E eu gosto de ver um elástico, uma pedalada, um trabalho, o domínio e não só uma coisa mecânica. E é isso que vai fazer um jogador ser diferenciado - disse Betinho ao GLOBOESPORTE.COM na época.