Zé Roberto já foi considerado, muitas vezes, um investimento arriscado. No Vasco, a torcida viu com desconfiança a compra de ações que sempre oscilaram no mercado, muitas vezes por conta de um comportamento capaz de afastar alguns compradores mais conservadores. A perigo no Brasileiro, a diretoria de São Januário diversificou a carteira de investimentos para fugir do rebaixamento. Em meio a tiros certos e apostas, o camisa 10 é quem tem trazido maior retorno. Sua presença amanhã, contra o Palmeiras, pode aumentar a certeza de que o dinheiro aplicado valeu a pena.
Contratado antes da parada para a Copa do Mundo, Zé foi o reforço que mais cedo entrou em forma. Desde que pôde estrear, contra o Flamengo, foi titular. O jogador divide com Éder Luís a artilharia no período pós-Mundial, com três gols, sendo que atua mais distante da área do que o companheiro. No Pacaembu, ele deve entrar no meio para melhorar a criação. Sim, ele também é versátil.
Para mim, não muda muito atuar no meio. Continuamos fortes com Éder Luís e Nunes na frente. Temos também o Jonathan e o Fumagalli. Vamos chamar a responsabilidade nesta partida afirmou.
A aplicação chamada Zé Roberto vence em julho de 2011. Até lá, o camisa 10 terá tempo de sobra para mostrar que merece o investimento vascaíno na compra de novas ações.
Por enquanto, os resultados caminham neste sentido. Ao contrário do período complicado vivido no Flamengo, Zé se adaptou bem à Colina e aos companheiros, algo que ainda não aconteceu com outros investimentos feitos no mesmo período, casos do zagueiro Jadson Viera e do lateral-direito Irrazábal.
É bem verdade que, na média das notas LANCE!, Zé Roberto está atrás de Éder Luís e Fellipe Bastos. O mineiro tem uma partida a mais e o volante jogou apenas duas partidas.
Depois de cumprir suspensão, o camisa 10 retorna para deixar a bolsa vascaína em alta, mais precisamente perto da Libertadores: O empate em casa foi ruim. Temos de fazer diferente para alcançarmos algo a mais no Brasileiro.
Zé Roberto, em entrevista coletiva
Você acha que já mostrou que sua contratação foi um bom investimento para o Vasco?
Não só eu, mas a nossa equipe está evoluindo bem. Não estávamos com um padrão, estávamos com altos e baixos, mas isso já passou. Acredito que ainda podemos crescer muito no Campeonato Brasileiro. Vamos brigar pela parte mais nobre da tabela.
Você acredita que a invencibilidade do Vasco pós-Copa do Mundo é uma prova dessa evolução?
Esse período sem perder nos dá confiança. Este grupo levou muita porrada. Vale lembrar que antes dos jogadores importantes entrarem em campo, foi a garotada que enfrentou o Cruzeiro que tirou o time da zona de rebaixamento. Nossa média de idade é muito baixa.
Como você analisa este seu momento na competição, com três gols marcados?
Estamos sendo muito eficientes no setor ofensivo. Estamos criando poucas chances, mas sabemos aproveitá-las. Acredito que o Vasco já mostrou que tem condição de jogar de igual para igual com qualquer um no Brasileiro. O Palmeiras será um adversário complicado na casa deles, mas temos de tentar a vitória fora de casa, não tem jeito.
Trabalho forte até fora do time
De volta à equipe, na qual será o principal responsável pelas jogadas de meio de campo, Zé Roberto disse que não conseguiu descansar.
Aqui no Vasco nós não temos vida fácil. Trabalhamos ainda mais forte por não ter atuado quinta-feira disse.
E é nesse ritmo de trabalho forte que o jogador espera que o Vasco derrote o Palmeiras, amanhã, às 16h, no Pacaembu.
Não vamos encontrar moleza diante do Palmeiras. Teremos de correr muito para que possamos sair com o resultado positivo. O momento do Palmeiras não interfere em nada dentro do campo assegurou.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)