Tendo conquistado apenas uma vitória nos últimos 5 jogos, o Vasco passa por um momento de leve turbulência no Campeonato Brasileiro. O aproveitamento do clube, que antes da venda de Diego Souza e Fágner, era de 76,66%, após a saída dos dois passou a ser de 57,14%. Apesar da falta de grandes reposições para suprir a perda desses jogadores, o Vasco ainda se mantém no G4.
O desempenho do time nas últimas partidas está relacionado diretamente também com a seca de gols de Alecsandro. O centroavante não vive boa fase e está sem marcar há 5 jogos. O jogador, ainda assim, é o artilheiro da equipe na temporada com 23 gols marcados.
Por outro lado, numa análise mais detalhada, percebe-se que nos 10 primeiros jogos da competição nacional, o Vasco enfrentou apenas 4 clubes do G12 (4 principais times do RJ, 4 de São Paulo, 2 de Minas e 2 do Rio Grande do Sul) e nas 7 partidas seguintes, sem Diego Souza e Fágner, o clube encarou 5 clubes grandes (Santos, Botafogo, Internacional, Corinthians e Atlético-MG). Essa sequencia recente de jogos difíceis pode ser uma das explicações para a atual fase do Gigante da Colina.