Depois de se dividir entre Sorocaba (SP) e Belo Horizonte durante as férias, Bernardo está de volta ao Rio de Janeiro. O meia chegou à cidade para se reunir com seu procurador e acertar os últimos detalhes do novo contrato com o Vasco, que terá quatro anos de duração.
A intenção é que Bernardo assine o contrato até esta quinta-feira, quando o elenco do Vasco se apresenta para a pré-temporada. Até lá o meia acertará a rescisão de seu vínculo com o Cruzeiro e estará livre para iniciar um novo ano em São Januário, desta vez não mais como jogador emprestado.
Na última quinta-feira o Vasco efetuou o pagamento ao Cruzeiro dos cerca de R$ 3,5 milhões referentes à metade dos direitos econômicos de Bernardo. Assim, o clube adquiriu o jogador em definitivo depois que o meia assinou um pré-contrato.
Embora não tenha se firmado como titular, Bernardo foi artilheiro do Vasco na temporada 2011, com 18 gols marcados. As atuações destacadas renderam ao meia de 21 anos o status de xodó da torcida cruz-maltina.