Manuel Capasso chega ao Vasco em seu melhor momento. Apesar de ter 26 anos, o zagueiro deslanchou no futebol argentino somente no ano passado. Pelo Atlético Tucumán teve uma temporada de 2022 excelente, a ponto de ser considerado um dos melhores defensores do país.
Revelado pelo modesto Atlético Acassuso, Capasso passou por clubes menores e teve a primeira oportunidade na primeira divisão da Argentina em 2021, no News Old Boys, mas pouco jogou. Foi no Atlético Tucumán, no ano passado, que ele estourou e se tornou um dos principais jogadores do time, que terminou o Campeonato Argentino na quinta colocação.
- Futebolisticamente, Capasso rendeu muito no Tucumán. Foi um dos pontos mais altos da equipe. Ele chegou ao Atlético em janeiro de 2022. Com o treinador anterior praticamente não jogava, depois com a troca agarrou mais chances e aumentou de rendimento. O Atlético não queria liberá-lo porque vem de um excelente ano e começaria esse ano como protagonista. Mas ele queria ir para o Vasco e fez todo o possível para isso - ressaltou Santiago Made, jornalista das rádios LV12 e CNN.
Vasco e Atlético Tucuman entraram em acordo nesta semana. Os valores não foram confirmados, mas gira em torno de 1 milhão de dólares (cerca de R$ 5 milhões) por 50% dos direitos econômicos de Capasso. O contrato será de três anos com possibilidade de renovação por mais um.
Argentinos elogiam reforço do Vasco
Zagueiro de imposição física, aguerrido, bom no jogo aéreo, nos desarmes e nas interceptações. Esses foram alguns elogios tecidos por jornalistas argentinos ouvidos pelo ge ao defensor de 1,88 m. Capasso é destro e, na teoria, chega para atuar ao lado de Léo e disputar posição com Robson Bambu, apesar de ter jogado pela esquerda em parte da última temporada.
- Foi um dos principais jogadores do time no campeonato passado, tem boa leitura de jogo, antecipação, é forte na marcação. Pode jogar de zagueiro, avança bem e volta rápido, e às vezes pode jogar de volante. As características do jogador são muito boas. É um dos melhores jogadores do time de Pucineri. É aguerrido, sempre se antecipa aos atacantes rivais. É a base do time do norte da Argentina, que terminou em quinto lugar e foi sensação do último torneio, que o Boca Juniors ganhou - elogia o jornalista Javier Battig, da Rádio LV7.
Na opinião de Santiago Made, jornalista das rádios LV12 e CNN, o acordo com o Vasco tem tudo para ser o salto na carreira que Capasso precisava para alçar voos mais altos.
- É um zagueiro forte, vai muito bem no jogo aéreo e é um dos melhores jogadores do futebol argentino nessa posição. Tem muito para entregar e precisava desse salto na carreira. Vai ser sua primeira experiência fora da Argentina, então vai precisar se adaptar ao futebol brasileiro. Mas é um bom zagueiro.
Outro jornalista argentino ouvido pelo ge, Luis Bianchini, do canal 10 de Tucumán, da TyC Sports e da Rádio LV 12, também encheu Capasso de elogios.
- É um jogador muito forte e seguro nos duelos mano a mano. Capasso é muito firme e bom no jogo aéreo.